quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO
Somos todos servos inúteis. Deus não precisa de nós, uma vez que ele pode, por si só, realizar todas as coisas. Mas Deus quis contar conosco, com a nossa colaboração, e isso não em vista da pessoa dele, mas sim em vista do nosso próprio bem, uma vez que, quando colaboramos com a obra da salvação da humanidade, estamos de fato participando de uma obra que não é humana, mas divina, o que se torna para nós causa de santificação e caminho de perfeição. O amor de Deus por nós é tão grande que faz da nossa inutilidade fonte de santificação e de vida nova, não só para nós mesmos, mas também para toda a Igreja, para todas as pessoas.
4º Congresso Nacional da Cáritas Brasileira começa amanhã
Texto Base da CF 2012 é lançado em São Paulo
CNBB, MCCE, OAB e outras entidades se reunirão com Ministro Fux pela constitucionalidade da Ficha Limpa
Congresso Nacional da Caritas Brasileira
Dom Leonardo fala na Rádio Vaticano sobre Código Florestal
Faculdade São Bento do RJ abre inscrições abertas para o Programa de Convalidação de Estudos Teológicos
Comissão Episcopal para Educação e Cultura se reúne em BH
CF e Diretrizes Gerais são temas de estudos da 49ª Assembleia do Regional Nordeste 3
Dom Azcona homenageado pelo Movimento Humanos Direitos
CNBB participa de encontro internacional de reflexão sobre água
Seminário da Comissão para o Laicato reúne representantes dos 17 Regionais da CNBB
4º Congresso Nacional da Cáritas Brasileira começa amanhã
Com o tema “Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial: Sementes de um Projeto Popular”, a Cáritas Brasileira realiza de 9 a 12 de novembro seu 4º Congresso e 18ª Assembleia Nacional. Cerca de 350 agentes de todo Brasil estarão reunidos em Passo Fundo (RS) para avaliar as ações realizadas no Plano Quadrienal (2008-2011), definir as prioridades de ação para o próximo quadriênio (2012-2015) e aprofundar debates sobre a temática do evento. Além disso, ocorrerá a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade.
O evento será aberto ao público em três momentos: na abertura oficial, que ocorre amanhã, dia 9, às 15h, na abertura da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade, a partir das 20:30h, que ocorre nesta quarta-feira, dia 9, e na próxima sexta-feira, dia 11, a partir das 20h. Neste espaço os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir produtos da Economia Popular Solidária das diversas regiões do país, como comidas, bebidas e artesanato.
Para conferir a programação completa clique aqui.
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Cáritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Atualmente a Cáritas Brasileira conta com 176 entidades-membro espalhadas por todo país e atua em 12 regionais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe).

Texto Base da CF 2012 é lançado em São Paulo Na noite de quinta-feira, 3, no auditório da sede do Regional Sul 1 da CNBB(São Paulo), o arcebispo de São Paulo e presidente do Regional, dom Odilo Pedro Scherer, recepcionou os participantes ao evento de lançamento do texto base da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".
O lançamento também contou com a presença do vice-presidente do Regional, dom Moacir Silva; do secretário-geral, dom Tarcísio Scaramussa; do bispo referencial da CF no Regional, dom Fernando Legal; do coordenador da CF no Regional, padre Cícero Soares da Silva Neto e do secretário executivo da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo, Antônio Evangelista.
Dom Odilo destacou a importância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de ter escolhido a “Saúde Pública” como tema para a Campanha da Fraternidade do próximo ano. Salientou que é preciso que toda sociedade se mobilize, em colaboração com o Estado, para possibilitar um atendimento digno e saúde para todos, especialmente àqueles que não têm acesso à assistência de Saúde Pública com suas necessidades e dignidade.
Antônio Evangelista, assessor da Campanha no estado, fez um breve relato do encontro de Preparação da CF 2012 de São Paulo, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, para Estudo da CF, em vista dos objetivos gerais da Campanha sobre saúde pública.
O padre Anísio Baldessin apresentou o texto-base, com sua descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual, suas indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Destacou que ele sintetiza e discute a dura realidade da Saúde Pública: “Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas”, destacou.
Ao longo do texto, o subsídio da CNBB chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.
Ao final da reflexão sobre o texto base, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Sebastião Venâncio falou da Pastoral da Saúde, do trabalho desenvolvido, dos cerca de 80 mil agentes voluntários no Brasil e da participação dos Conselhos de Saúde.
A Campanha do próximo ano tem como tema "Fraternidade e saúde pública", e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo, 38, 8). O objetivo geral é "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população".
Fotos: Luciney Martins

CNBB, MCCE, OAB e outras entidades se reunirão com Ministro Fux pela constitucionalidade da Ficha LimpaHoje, 8 de novembro, às 18h30, um grupo de representantes de importantes entidades da sociedade civil tem agendada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, uma audiência para  reforçar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (LC135/2010).
Há apenas um dia da votação da constitucionalidade da Lei (quarta, 9/11) pelo Supremo, o encontro servirá para ratificar o que a sociedade clamou desde o inicio das coletas de assinaturas para o projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa", em 2008, além de corroborar com o que recentemente tem sido tema de manifestações pelo país: o fim da corrupção. O projeto, que recebeu mais de 2 milhões de assinaturas de eleitores de todos os estados brasileiros, virou lei em 2010 após passar pelo Congresso Nacional e ser sancionado pelo presidente Lula. Também nesta terça (8), manifestantes iniciarão uma vigília a favor da Lei em frente ao STF a partir das 18h. Abaixo, segue o manifesto do MCCE pela constitucionalidade da Ficha Limpa. EM DEFESA DA DEMOCRACIA: FICHA LIMPA JÁ! Os últimos três anos, a cidadania brasileira se mobilizou para alcançar uma conquista histórica: a aprovação da Lei da Ficha Limpa.Todos somos testemunhas de que foi muito difícil reunir as assinaturas necessárias e, especialmente, conseguir a aprovação unânime do projeto na Câmara e no Senado, com sua posterior sanção presidencial sem vetos.
Mas mesmo a edição dessa Lei Complementar à Constituição não foi suficiente para que o Supremo Tribunal Federal recusasse aplicação imediata à referida lei, retardando a sua aplicação para as eleições de 2012.
Agora estamos diante de um novo desafio. Forças poderosas sustentam no Supremo Tribunal Federal a tese – rechaçada pelos mais importantes constitucionalistas brasileiros – de que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional.
Paulo Bonavides, Celso Antônio Bandeira de Mello, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato estão entre os juristas brasileiros que afirmam a plena validade dessa lei oriunda da manifestação direta do povo soberano, que se manifestou pela via da iniciativa popular de projeto de lei.
Da mesma forma, todas as organizações representativas de advogados, magistrados, defensores e membros do Ministério Público corroboram esse entendimento.
A Lei da Ficha Limpa não afronta qualquer princípio constitucional. Pelo contrário, materializa o princípio da proteção, explicitamente afirmado pelo § 9º do art. 14 da Lei Maior.
O princípio da presunção de inocência nada tem a ver com a matéria tratada pela lei de iniciativa popular, já que se volta à aplicação da lei penal. E segundo o entendimento pacífico da jurisprudência do STF, “Inelegibilidade não constitui pena” (MS 22.087, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 28-3-1996).
Por outro lado, a Lei da Ficha Limpa, ao levar em consideração fatos passados para permitir a verificação de uma inelegibilidade, não possui efeito retroativo. O que ela faz é assegurar o cumprimento do próprio texto constitucional, que autoriza a verificação da “vida pregressa” dos candidatos (art. 14, § 9º, da CF).
A Lei da Ficha Limpa não sofre de qualquer falha a ser reparada pelo STF. Não é sem razão que a Procuradoria Geral da República acaba de afirmar a integral compatibilidade da lei de iniciativa popular com a Constituição do nosso país.
A sociedade brasileira não pode e não será privada dessa conquista.
Por essa razão, convocamos a todos os cidadãos e cidadãs que já se levantaram para afirmar ao Congresso o seu interesse na aprovação dessa lei, que voltem a fazê-lo, desta vez para dizer ao Supremo Tribunal Federal que a Lei da Ficha Limpa veio para ficar.
Ficha Limpa já!!!
COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

Congresso Nacional da Caritas BrasileiraDesenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial – Sementes de um Projeto Popular, são estes o tema e o lema, respectivamente, do IV Congresso e XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira que começa na  quarta-feira, dia 9, com término dia 12 na cidade de Passo Fundo (RS).

O tema do IV congresso e 18ª Assembleia foi inspirado na parábola do semeador.“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.” (Lucas 8,5-8).
Acalorados por essa passagem bíblica, os agentes da Cáritas vem refletindo, durante todo o processo de preparação do IV Congresso, que começou no primeiro semestre do ano vigente, sobre como os semeadores e as semeadoras estão desenvolvendo as práticas estabelecidas pela missão Cáritas, o que os anima a semear, quais sementes germinaram, qual a situação delas (sementes), que sementes precisam ser germinadas e em que solo foi lançado.
Toda essa metodologia culminará em uma maior reflexão, que será desenvolvida durante o IV Congresso Nacional, estabelecido pelo objetivo geral que é fortalecer a concepção e a prática do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial na concepção de um novo projeto de sociedade à luz da missão da Cáritas.
Os objetivos específicos têm como pauta avaliar as ações realizadas no Plano Quadrienal (2008-2011); definir as prioridades para o próximo quadriênio (2012-2015); celebrar a caminhada da Cáritas Brasileira no Regional do RS nos seus 50 anos de história e eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira.

Programação:
09 de Novembro - Manhã 08:00 - Acolhida- Credenciamento- Organização dos espaços da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas- Reunião com coordenadores das comunidades e equipe de sistematização09 de Novembro - Tarde Motivação: Celebrar a caminhada, semear, cultivar e colher... sementes, frutos, flores, esperança15:00 - Mística de abertura, apresentação das delegações, abertura oficial, apresentação das novas entidades membros e dos novos regionais e partilha de alimentos.17:00 - Painel “Sinais dos tempos”, reflexão em torno dos desafios e perspectivas acerca dos modelos de desenvolvimento e da relação entre Sociedade Civil e Estado e sobre os desafios e perspectivas da Igreja na construção de uma sociedade plural, solidária e democrática.- Jorge Moreno- Vini Rabassa- Dom Demétrio Valentini18:30 - Debate09 de Novembro - Noite 19:30 - Jantar 20:30 - Abertura da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas Brasileira 21:30 - Equipe de sistematização 10 de Novembro - Manhã Motivação: Perceber os solos trilhados - sementeiras do velho e do novo, permeados por lutas, desafios, resistências08:30 - Mística09:00 - Apresentação da programação, das equipes de trabalho e orientação sobre a avaliação do quadriênio09:20 - Trabalho nas comunidades sobre a avaliação do quadriênio (3 comunidades por prioridade)11:00 - Lanche11:30 - Plenária das comunidades para partilha e síntese da avaliação do quadriênio por prioridades13:00 - Almoço e Mostra 10 de Novembro - Tarde Motivação: Conhecer sementes lançadas nos territórios14:30 - Animação14:45 - Orientação sobre as visitas às experiências locais - na assembleia das comunidades15:00 - Saída das comunidades para as visitas às experiências locais (Passo Fundo e região), incluindo momento celebrativo e jantar. 10 de Novembro - Noite 22:00 - Equipe de sistematização 11 de Novembro - Manhã Motivação: Aprofundar as temáticas e conhecer sementes lançadas nos territórios07:45 - Celebração Eucarística08:30 - Apresentação da síntese das avaliações pela equipe de sistematização08:50 - Reação da Assembleia à síntese das avaliações09:30 - Orientação sobre o DSS-T e prioridades09:40 - Trabalho nas comunidades sobre as temáticas articuladas ao DSS-T (cada comunidade receberá uma a duas experiências selecionadas nos interregionais)11:00 - Lanche11:30 - continuação do trabalho nas comunidades, incluindo montagem de painel sobre a temática12:30 - Almoço e Mostra, com visitação aos painéis das comunidades sobre as temáticas e as experiências 11 de Novembro - TardeMotivação: Identificar e priorizar sementes que possam gerar mais vida14:30 - Trabalho nos interregionais para construção de prioridades para o próximo quadriênio16:15 - Lanche16:45 - Animação17:00 - Plenária para socialização das discussões sobre as prioridades18:00 - Reação inicial dos participantes à definição das prioridades / mobilização das comunidades na praça 11 de Novembro - Noite19:00 - Jantar20:00 - Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas Brasileira 22:00 - Equipe de sistematização 12 de Novembro - Manhã Motivação: Preparar-se para a semeadura... definir as sementes, identificar os solos, enviar os semeadores e semeadoras à missão08:00 - Mística08:30 - Assembleia Estatutária10:30 - Lanche11:00 - Animação11:15 - Assembleia Estatutária12:30 - Almoço e Mostra 12 de Novembro - Tarde 14:00 - Assembleia Estatutária15:30 - Lanche16:00 - Assembleia Estatutária17:15 - Celebração Eucarística – mística de envio18:30  - Encerramento

Dom Leonardo fala na Rádio Vaticano sobre Código Florestal
Agricultores sem-terra, índios, cientistas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e organizações não-governamentais que integram o Comitê em Defesa das Florestas, participaram na última semana, da audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado. No encontro, foram apresentados os itens do novo texto do Código Florestal que deveriam ser modificados. Um deles se refere às APPs, áreas de preservação permanente, como encostas, morros e margem de rios. O novo texto do Código autoriza a continuidade das atividades agrícolas, ecoturismo e turismo rural nas áreas desmatadas até 22 de julho de 2008. O comitê não concorda com esta data e defende que a lei deve retroceder a julho de 2001.“Em 2008 já existia a legislação que temos hoje de proteção à beira de rio e nascentes. Nada foi modificado naquele ano; portanto estamos demandando que, se de fato a lei só quer reconhecer áreas que foram implantadas legalmente à sua época, que pelo menos volte para 2001, ano de conversão da medida provisória que foi a última modificação da lei” – segundo Raul Valle, coordenador do Instituto Socioambiental.O relatório do novo Código Florestal está agora em tramitação da Comissão de Meio Ambiente do Senado. O relator nessa comissão, o senador Jorge Viana, quer ampliar a abrangência do projeto. Ele não trataria apenas do meio rural, mas também da cobertura vegetal e do uso do solo nas regiões urbanas, principalmente nas áreas de risco.Segundo o senador Jorge Viana, o novo Código só deve ir para votação no plenário do Senado no fim de novembro.Presente no debate, o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo Steiner, afirmou que a agenda econômica não deve estar acima da agenda ambiental no novo Código Florestal.Dom Leonardo defendeu que o novo código estabeleça regras em defesa da agricultura familiar. Também alertou para a necessidade de manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs), para evitar novas enchentes e deslizamentos de terras. “A natureza tem reclamado muito desse modo de exploração. Não é por nada que temos tido no Brasil tantas enchentes, inundações e encostas descendo” - disse o bispo, ao defender que o novo código tenha uma preocupação ética, que garanta o futuro do país. Na opinião de Dom Leonardo Steiner, o novo código precisa garantir a conservação e o uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros e tratar de forma diferenciada agricultores familiares e populações tradicionais. Em entrevista exclusiva à RV, o bispo declarou: “A CNBB tem acompanhado toda esta discussão. Ainda 2ª feira, antes de viajar, estive no Senado Federal, participando de um debate sobre o Código Florestal. A CNBB tem participado com mais de 150 entidades deste debate que engloba muito a Amazônia, mas também nós sentimos, na CNBB, uma preocupação cada vez maior de uma partilha, de um acompanhamento. Eu diria: não temos muitas novidades, mas temos crescido num espírito de partilha, de preocupação, num espírito de missionariedade. Desde a Campanha da Fraternidade que abordou o tema da Amazônia creio que a Igreja do Brasil tem dado bons passos, e na próxima Assembleia, no ano que vem, voltaremos à discussão justamente também sobre a comunhão e a partilha, e certamente as nossas Igrejas particulares da Amazônia serão novamente olhadas com muito carinho”.

Faculdade São Bento do RJ abre inscrições abertas para o Programa de Convalidação de Estudos Teológicos
A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB/RJ) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo específico para portadores de Diploma de Cursos Livres de Teologia.
As inscrições seguem abertas até o dia 19 de dezembro, das 9h às 20h, na secretaria da Faculdade, para portadores de Diplomas obtidos em Curso Livre de Teologia, expedido por Seminário Maior, Faculdade Teológica, Instituto de Teologia ou instituição equivalente.
A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro fica na Rua Dom Gerardo, 42, 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Informações no site http://www.faculdadesaobento.org.br/ pelos telefones:  (21) 2206-8281 e (21) 2206-8310 ou pelo e-mail: info@faculdadesaobento.org.br

Comissão Episcopal para Educação e Cultura se reúne em BH
Membros da Comissão Episcopal para Educação e Cultura da CNBB se reuniram no Palácio Cristo Rei, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira. O encontro reuniu, pela primeira vez, bispos e assessores da pastoral da educação e dos setores de cultura, ensino religioso e universidade.
De acordo com dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte,  o encontro teve como objetivo a aprovação e conclusão de projetos para cada uma das áreas que compõe a Comissão Episcopal. Dom Tarcísio Scaramussa, responsável pelos setores universidade e ensino religioso e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, ressaltou que o plano de ação estabelecido é para os próximos quatro anos e baseia-se nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

CF e Diretrizes Gerais são temas de estudos da 49ª Assembleia do Regional Nordeste 3
O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) está reunido em Salvador (BA) desde ontem, 7, para a 49ª Assembleia Regional de Pastoral. Na abertura, em função da Campanha da Fraternidade 2012, o tema em pauta foi o sistema de saúde nos estados que compõem o Regional. O evento reúne no Centro de Treinamento de Líderes, no bairro de Itapuã, cerca de 100 representantes das dioceses de Bahia e Sergipe, até o próximo dia 10.
Entre os temas a serem debatidos está o do 5ª Semana Social e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Regional. A ocasião também será um momento para avaliar o ano de 2010 e planejar as ações para os próximos anos.
A Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da igreja do Regional e formar os agentes de pastoral. Nesta edição, a formação está sendo sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, assessorada pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, padre Elias Wolf.

Dom Azcona homenageado pelo Movimento Humanos Direitos
Na quinta-feira, 10 de novembro, no Rio de janeiro, o Movimento Humanos Direitos faz homenagem a Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo de Marajó, no Pará. Ele receberá o prêmio João Canuto 2011. Na ocasião também serão lançados dois livros do Pe. Ricardo Rezende sobre a luta no combate ao trabalho escravo no país.

Confira os dados do evento e os homenageados:
Data: 10/11/2011.
Local: UFRJ/Praia Vermelha - Rio de Janeiro - Auditório Leme Lopes - IPUB/UFRJ
Entrada pelos fundos: Av. Venceslau Brás, 71
17:00 - Lançamento dos livros:
1. Trabalho escravo contemporâneio: um debate transdisciplinar. Organizadores: Ricardo Rezende Figueira, Adonia Antunes Prado e Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2011. (ttp://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=11904) ;
2. Olhares sobre a escravidão contemporânea. Novas contribuições críticas". Ricardo Rezende Figueira e Adonia Antunes Prado, organizadores. Editora UFMT, 2011.
18:00 - Início da solenidade da entrega do Prêmio João Canuto.
Serão oito contemplados com o PRÊMIO JOÃO CANUTO 2011:
Aline Sasahara, cineasta paulista formada pela ECA, produtora e diretora de de diversos documentário, inclusive de “Salve, Santo Antonio”, que se tornou uma ferramenta importante à disposição das famílias atingidas pela explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus (BA). O documentário auxiliou para que o Governo Brasileiro reconhecesse sua culpa e se dispusesse a negociar amigavelmente com o Movimento 11 de dezembro, formado pelos familiares dos moradores atingidos pela tragédia;
Associação Mineira do Ministério Público (AMMP-MG), entidade de classe dos promotores e procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais. Nestes poucos mais de cinquenta anos de existência, a Associação Mineira do Ministério Público destacou-se pela iniciativa e vanguarda e tornou-se modelo a todas entidades de classe congêneres do país, seja pelas gestões implantadas, pela estrutura humana e física disponível ou pelos benefícios oferecidos aos associados;
Cacá Diegues (RJ), cineasta, responsável pelo filme 5X Favela – Agora Por Nós Mesmos, ao lado de Celso Athayde e Renata Magalhães. Ajudou a fundar a CUFA. É um pensador da liberdade humana.
Débora Noal e Médicos Sem Fronteiras (SE),uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que leva ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo na área da saúde. Está presente no Brasil desde 1991. Dedica-se à vigilância epidemiológica e ao diagnóstico da doença de Chagas, assim como ao acesso universal ao tratamento de AIDS e formação de pessoal nas áreas de especialidade da organização;
Dom José Luís Azcona (PA) tem denunciado a violação dos direitos humanos contra mulheres, adolescentes e crianças no arquipélago da ilha do Marajó, no norte do Pará, e o tráfico humano. Como bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Dom Azcona fez denúncias sobre a situação alarmante de exploração sexual na região e cobra do poder público providências. Pela sua atuação, é ameaçado de morte.
José Carlos Medeiros Nunes (RJ), o padre Quinha, nasceu em Petrópolis, sacerdote diocesano, é incentivador do Grupo Assistencial SOS Vida e da Pastoral da Aids na diocese de Petrópolis e fundador da Associação Oficina de Jesus. Atua em favor dos menos favorecidos - doentes, encarcerados e dependentes químicos. Fundou a Associação para cuidar dos dependentes de álcool e drogas e a Associação e fundou uma entidade de reciclagem, que gera renda para sustentar o acolhimento dos recuperados. Dá-lhes trabalho, visando a sua reinserção na sociedade.
Marcos Palmeira (RJ), ator, sua ligação com o campo vem desde a infância e, hoje, além de um exemplar fazendeiro de alimentos orgânicos - sua propriedade é referência no Brasil, em agricultura orgânica e sustentável -, o ator é produtor de documentários indígenas.
Mary Lúcia Xavier Cohen(PA), advogada, integra a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, a Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo e Comissão Justiça e Paz e da CNBB Norte 2. Tem se destacado na defesa intransigente dos direitos humanos da população mais desfavorecida no estado paraense.

CNBB participa de encontro internacional de reflexão sobre água
Nairobi, capital do Quênia, país que fica na África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e a leste pela Etiópia, acolheu nos dias 25 a 27 de outubro, o Fórum Global de reflexão sobre a água no planeta.
Promovido pela Rede Ecumênica da Água (Reda), o encontro contou com a participação de 25 pessoas vindas da Ásia, África, Europa e das Américas Latina e do Norte.
Representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o encontro, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, padre Elias Wolff.
Os participantes do encontro dedicaram-se ao estudo da visão, missão e objetivos da Reda, e definiram o programa de ação da organização para os anos 2011 – 2013.
No dia 28, aconteceu também a reunião do Grupo Internacional de Referência (GIR), organismo da Reda formado por representantes de organizações participantes da Rede Ecumênica da Água. Esse grupo tem como missão prestar assessoramento, apoio e orientação ao pessoal do programa da Reda no Conselho Mundial de Igrejas em questões de planejamento, implementação de projetos e avaliação das atividades, desenvolvimento de estratégia e formulação de políticas.
De acordo com padre Elias, a CNBB é convidada para ser membro da Reda quanto do GIR. “Isso possibilitará uma significativa parceria e enriquecimento entre a Reda e a CNBB, na partilha das experiências que visam afirmar a água como dom de Deus, bem público e direito humano”, afirmou o assessor.
Rede Ecumênica da Água É um organismo do Conselho Mundial de Igrejas, constituído por organismos e movimentos cristãos, com a finalidade de favorecer a reflexão sobre as questões relativas à água, como o acesso, o saneamento, a mercantilização. Seu objetivo principal é a afirmação da água como bem público e direito humano. Busca sensibilizar as Igrejas e a sociedade sobre a urgência de assumir compromissos que favoreçam a todas as pessoas o acesso à água potável. Para isso, propõe incentivar pessoas a influenciarem nas decisões governamentais que favoreçam a conservação, a gestão  responsável e a distribuição equitativa da água para todos. Essas questões  são refletidas à luz da fé cristã, que compreende a água como um Dom de Deus.

Seminário da Comissão para o Laicato reúne representantes dos 17 Regionais da CNBB
Nos próximos dias 9 a 11 acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB) o Seminário da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato com os Bispos Referenciais dos dois setores que compõem a Comissão: Laicato (Setor CEBs e Leigos). O principal assunto do encontro serão os informes do Seminário da Comissão com todos os bispos referenciais dos dois setores dos Regionais e representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Ampliada das CEBs.
O evento reúne os bispos referenciais dos Leigos e CEBs dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, os assessores desta mesma Comissão e cinco representantes da Comissão Ampliada das CEBs, e sete representantes do CNLB incluindo CNLB, Movimentos, Associações e Novas Comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário