quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO
O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada. É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus. Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.
Segundo OAB, julgamento do STF não pode frustrar expectativa do Brasil sobre Ficha Limpa
Pastorais da Juventude prepararam Atividades Permanentes dos próximos anos
Presidência da CNBB visita o papa Bento XVI
Novena pela Paz homenageia meios de comunicação
Romaria celebra novena de Nossa Senhora da Saúde
Lançados os materiais de orientação da 5ª Semana Social Brasileira
Programa Mundial de Alimentos destaca Brasil como exemplo no combate a fome
Papa Bento XVI eleva a prelazia de Óbidos à categoria de diocese

Segundo OAB, julgamento do STF não pode frustrar expectativa do Brasil sobre Ficha Limpa
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou que a sociedade brasileira espera que o Supremo Tribunal Federal não frustre as expectativas do Brasil, no julgamento de hoje, 9, da ação da OAB que requer a declaração de constitucionalidade da lei da Ficha Limpa. A afirmação foi feita após ele ter se reunido em audiência com o ministro Luiz Fux, relator  da Ação de Declaração de Constitucionalidade (ADC nº 30) proposta pela entidade dos advogados.
"A expectativa da sociedade brasileira neste momento é muito grande, e viemos expressar ao ministro o sentimento de que é necessário mudar os costumes políticos neste País, pois não podemos mais conviver com esse nível de corrupção, com essa farsa hoje existente em que se usa o cargo público para interesses privados", disse Ophir, que fará sustentação em defesa da ADC no julgamento de hoje. Pelo Conselho Federal da OAB participou da audiência também o secretário geral da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
"Portanto, é necessário que um diploma como esse da Ficha Limpa, que requer uma nova lógica e um novo paradigma para a sociedade brasileira, seja aprovado. Iremos manifestar isso da Tribuna do STF amanhã  e esperamos que, sinceramente, o Supremo não frustre as expectativas do Brasil", salientou o presidente nacional da OAB à saída da reunião. Ophir Cavalcante compareceu à audiência com o ministro Luiz Fux acompanhado dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marcelo Lavenère Machado e Carlos Moura; do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, e do Movimento Brasil contra a Corrupção, Rodrigo Montezuma.
O ministro Fux informou aos representantes das entidades que a ADC da Ficha Limpa será o primeiro item da pauta de julgamento do STF amanhã. Ele disse que sua expectativa é de que haverá quórum e que a ação será julgada na ocasião, "pelo que alguns ministros já exteriorizaram". Mas disse não poder prever ou antecipar o resultado do julgamento, afirmando todavia que "ele vai mostrar que o STF está atento às preocupações de todos os segmentos da sociedade". Ophir e os demais representantes de entidades ressaltaram ao ministro-relator a importância de um resultado que garanta a segurança jurídica para as próximas eleições e que não frustrem cerca de dois milhões de eleitores que assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010).

Pastorais da Juventude prepararam Atividades Permanentes dos próximos anos
Entre os dias 4 a 6 de novembro, mais de trinta jovens e assessores/as das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos/as por ocasião do Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs.
O Seminário foi um tempo de avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, por meio das Atividades Permanentes. Foi também uma oportunidade de reflexão sobre a conjuntura atual, que implica em desafios e oportunidades para a atuação das PJs nos próximos anos.
No desejo de fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, a reflexão dos/as jovens e assessores/as foi iluminada pela Palavra de Deus, já em clima de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e orientada pelas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Para pensar o caminho das Atividades Permanentes, também foram iluminadores a Campanha da Fraternidade 2012, o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil e o documento do CELAM “Civilização do Amor – Projeto e Missão”.
No Seminário, marcado por momentos de oração, de estudo, de debate e construção coletiva, definiu-se o eixo central das Atividades Permanentes das PJs para os próximos três anos, os temas, lemas, iluminações bíblicas e eixos centrais de cada uma das APs. O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude.  A defesa da vida é o aspecto  central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais  do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. No caminho refletido e assumido para as Atividades Permanentes, definiu-se a temática, o lema e a iluminação bíblica da Semana da Cidadania e da Semana do Estudante, uma vez que o Dia Nacional da Juventude foi assumido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e já teve seu tema definido.
Confira abaixo, os temas, os lemas e as iluminações bíblicas das Atividades Permanentes das PJs para o ano de 2012:
Semana da Cidadania
a 21 de abril de 2012
Tema: Juventude e saúde alimentar
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa
Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27
Semana do Estudante
06 a 12 de agosto de 2012
Tema: Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor
Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora
Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35
Dia Nacional da Juventude
Tema: Juventude e Vida
Lema: Que vida vale a pena ser vivida?
Referencial Bíblico: Jo 10, 10
As Atividades Permanentes das PJs são realizadas em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude que contribuem com a elaboração dos subsídios e com a sua realização em várias partes do país. Participando do Seminário, por meio do Centro de Juventude Anchietanum, do Instituto Paulista de Juventude, do Instituto de Pastoral da Juventude – Leste 2 e dos Centros Maristas de Juventude, a Rede Brasileira reafirmou seu compromisso com o serviço às Pastorais da Juventude, por meio da parceria na construção das Atividades Permanentes e da assessoria.
Além de definir tema e lema das Atividades, as Pastorais da Juventude e a Rede definiram as responsabilidades referentes aos materiais do ano que vem e identificaram os principais desafios para a sua realização. Dentre os desafios identificados está a questão do financiamento, para garantir a impressão e distribuição dos materiais.
Diante dos muitos desafios internos e externos para a realização da missão das Pastorais da Juventude e das oportunidades que motivam a teimosia do seguimento, elas reafirmaram sua fidelidade e ousadia no seguimento de Jesus Cristo e na colaboração com a realização de seu Projeto, no cuidado com a vida dos/as jovens e dos/as pobres.

Presidência da CNBB visita o papa Bento XVI
"É a primeira vez que a Presidência da CNBB vem a Roma para visitar os dicastérios romanos, buscando um contato mais profundo e mais próximo com a Santa Sé. Queremos, sobretudo, manifestar nossa comunhão ao Santo Padre, o sucessor de Pedro, o pastor de toda a Igreja, aquele que preside a Igreja na unidade da fé, no serviço da caridade”, disse o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, em visita ao Santo Padre de 7 a 12 de novembro.
Ainda segundo o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), esta visita é muito importante para o episcopado brasileiro porque “queremos receber uma confirmação por parte do papa Bento XVI para o nosso serviço na Conferência, para o serviço que nós realizamos também em nossas Igrejas particulares e queremos também informar os vários organismos da Santa Sé sobre tudo o que realizamos no Brasil, os programas e os projetos, sobretudo em nível nacional. Esta visita quer ser um sinal de comunhão com o Santo Padre e com todos aqueles que colaboram com o papa no governo da Igreja”, destacou.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, dom Damasceno afirmou que a JMJ já começo. “Jornada já começou. Teve início quando recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora no mês de setembro em São Paulo. Nesse dia reunimos na capital paulista mais de 100 mil jovens, sem dúvida um sinal que no Rio de Janeiro esperamos um número muito grande, talvez superior ao dos jovens que foram a Madri, esperamos talvez a chegada de três milhões ou mais de jovens. Então, a Jornada começou e começou bem, porque os Símbolos estão peregrinando em todas as dioceses do Brasil com uma preparação já programada. Deste modo, esperamos que a Jornada produza realmente muitos frutos para a Igreja e, sobretudo, para a juventude brasileira”, disse o cardeal.
Em visita ao papa, além do presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, o vice-presidente e arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva e o bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro.

Novena pela Paz homenageia meios de comunicação
Tem início na quinta-feira, 10, em Juazeiro (BA) a Novena pela Paz. As nove noites de oração em preparação à 5ª Caminhada pela Paz trazem reflexões sobre como as famílias podem combater as drogas. A primeira celebração é na paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, com início às 19h30. Os meios de comunicação são os convidados de honra desta noite.
Para tratar sobre o enfrentamento das drogas na família, as Missas contam com a presença da Polícia Militar. “Militares especializados no tema estarão conosco a cada noite, ajudando pais e mães a descobrir caminhos de diálogo com os filhos sobre drogas e violência. Haverá palestras sobre o assunto”, informou padre José Filipe, coordenador da novena e da Caminhada pela Paz.
A novena segue até o dia 18 de novembro, sempre no mesmo horário. “Passaremos pelos principais bairros de Juazeiro e também pelo distrito de Carnaíba do Sertão. É a primeira vez que a novena vai ao interior da cidade... Nossa convocação é para que todo juazeirense possa se comprometer no combate às drogas e participe da 5ª Caminhada pela Paz, no dia 19”, disse José Filipe.
A 5ª Caminhada pela Paz, com o tema “Paz sim, drogas e violência não!”, tem a presença do padre cantor Robson de Oliveira, do Santuário Pai Eterno. O evento começa às 17h da Orla Nova, com missa transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de televisão. Logo após, o público sai em caminhada, finalizando com show da banda católica de humor Doidin de Deus – DDD.

Romaria celebra novena de Nossa Senhora da Saúde
No sábado, 12, tem início a Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da diocese de Colatina (ES). Os agentes da Pastoral da Educação promovem uma grande romaria ao Santuário Diocesano, em Ibiraçu, abrindo, assim, a programação oficial.
O grupo sai do centro da cidade às 18h e segue até o Santuário, onde celebra a primeira missa da novena, às 19h. O padre Paulo Bosi Dal’Bó, de Itaguaçu, preside a celebração.
Esta é a segunda romaria organizada pela Pastoral da Educação. A coordenação diocesana convida educadores e alunos para participar deste importante momento de oração aos pés de Maria, Senhora da Saúde.

Lançados os materiais de orientação da 5ª Semana Social Brasileira
As Pastorais Sociais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vêm realizando desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras (SSB). Estes eventos contam com a participação valorosa dos mais diversos agentes das Igrejas e da sociedade organizada de nosso país.
A 5ª Semana Social Brasileira, já lançada, propõe como tema de reflexão: “A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado Brasileiro”. Tem como objetivo mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais a refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.
Já estão à disposição, nas Edições CNBB, os materiais de orientação da 5ª Semana Social Brasileira, que correspondem a uma primeira etapa do processo que se estenderá até 2013. As pastorais e organismos bem como os movimentos sociais são convidados a divulgar o projeto da Semana Social e procurar colocá-lo no calendário de atividades do próximo ano. Está a disposição o texto de reflexão e o texto com a proposta de instrumental metodológico para a 5ª Semana Social Brasileira.
À medida do processo outros materiais estarão à disposição na perspectiva de contribuir com as reflexões. Isto não impede que as pastorais, movimentos sociais e outros grupos aliados possam, a partir da proposta do tema de reflexão e contando com a boa vontade e criatividade de tantos irmãos e irmãs, produzir materiais e dispô-los para o restante do Brasil. A contribuição é bem vinda.  Até o final no mês o site estará à disposição.
Outras informações necessárias poderão ser obtidas pelo email ssb@cnbb.org.br. Os materiais podem ser obtidos pelos e-mails vendas2@edicoescnbb.org.br; vendas3@edicoescnbb.org.br.

Programa Mundial de Alimentos destaca Brasil como exemplo no combate a fome
"O Brasil assumiu seriamente a luta contra a fome e a desnutrição e se encontra hoje entre os países que está combatendo com rapidez este fenômeno", foi o que disse a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran, durante sua visita a Salvador, na Bahia.
Sheeran elogiou o Brasil definindo-o campeão mundial de luta contra a fome. "O país conta com uma experiência válida que pode ser partilhada com os Governos da África, Ásia e América Latina", frisou a diretora na cerimônia de inauguração, ontem, 8, em Brasília, de uma filial do Centro de Excelência contra a Fome, organismo que colabora com o PMA em Moçambique, Timor-Leste e Haiti.
Programas como "Fome Zero" reduziram a desnutrição em 25% e tirou da pobreza, nos últimos oito anos, 30 milhões de brasileiros. “Fome Zero” prevê a distribuição de recursos e alimentos para as famílias mais pobres, desde que seus filhos frequentam escolas e centros de saúde.
Em Salvador, está em andamento até o próximo dia 10, a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que debate o tema "Alimentação adequada e saudável: direito de todos".
O encontro reúne representantes de todos os estados brasileiros e convidados internacionais a fim de criar compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar.

Papa Bento XVI eleva a prelazia de Óbidos à categoria de diocese
A Igreja Católica no Brasil tem uma nova diocese. O papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 9, a elevação da prelazia de Óbidos (PA) à categoria de diocese e a nomeação do seu primeiro bispo, dom frei  Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. A festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do núncio apostólico do Brasil,dom Lorenzo Baldisseri, na sede da nova diocese.  Nesta ocasião, o núncio também vai inaugurar o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz e a Fazenda da Esperança.
Com o badalar dos sinos da catedral de Sant’Ana e muitos fogos, o povo recebeu a notícia durante a Missa solene na manhã desta terça-feira, 8, em Óbidos. "O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.
Segundo dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a prelazia à categoria de diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso.  “Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE).  “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da prelazia foi entregue à Ordem Franciscana”.
A prelazia de Óbidos nasceu do desmembramento da prelazia de Santarém, a pedido de dom João Floriano Loewenau, em 10 de abril de 1957. Desde então, assim como dom Bernardo, os três bispos anteriores a ele eram da Ordem Franciscana. Há que se destacar o grande trabalho missionário de dom Martinho Lammers, que ficou 33 anos à frente da prelazia. “Investiu muito na formação dos leigos e nas diversas Pastorais, sobretudo na Pastoral Catequética, Social e do Dízimo”, acrescenta dom Bernardo.
A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).Dom Bernardo lembra que o território da prelazia tem uma extensão de 182 mil km², quase o tamanho do estado do Paraná. Sua população é de 250 mil habitantes, dos quais 80 % confessam a religião católica. Há sete municípios/paróquias - Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de  8 seminaristas -, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o  lema da nova diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.
Além dos bispos, a presença missionária franciscana é forte nesta região, graças à Ordem dos Frades Menores, e às congregações como a do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, das Franciscanas de Maristela; das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que irão iniciar uma nova missão no dia 20 de novembro.
Segundo dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.
Desde sua fundação, a prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário