quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO
O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.
NOTÍCIAS
Seminário debate o papel dos bispos referenciais da Comissão para o Laicato
Pastoral Afro-brasileira da CNBB prepara o Congresso das Entidades Negras Católicas
Primeiro Encontro de Presbíteros da Amazônia
Encontro matrimonial reúne casais de todo o Brasil em Salvador
Dom Fernando Saburido reinaugura nova sede da Rádio Olinda AM
Cardeal William Joseph Levada participa de Simpósio Nacional sobre o celibato
Comina discute 3º Congresso Missionário Nacional
Regional Centro-Oeste da CNBB se prepara para a peregrinação da Cruz e Ícone da JMJ
Encontro Nacional de Responsáveis e Assessores da Juventude debate as DGAE e a JMJ 2013
Seminário debate o papel dos bispos referenciais da Comissão para o Laicato
Aproximadamente 34 pessoas participam em Brasília (DF), no Centro Cultural de Brasil (CCB), do 4º Seminário dos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os participantes estão 17 bispos dos Setores: Leigos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A reunião começou ontem, 9, e segue até amanhã, 11.
As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), debatidas e aprovada na última Assembleia Geral da CNBB, em maio deste ano, em Aparecida (SP), foi um do temas abordados no Seminário. Além das DGAE, o outro ponto de destaque da reunião foi o planejamento para o próximo quadriênio.
“Pudemos estudar também o verdadeiro papel e quais são as atribuições dos bispos referenciais. O seminário tem sido importante porque estamos questionando o papel deste bispo na atuação com os leigos. Aproveitamos ainda para explicar um pouco o que vem a ser a Comissão para o Laicato, quais suas atribuições, já que temos muitos bispos novos dentro dessa Comissão”, explicou o presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen.
Segundo o assessor do Setor Leigos da CNBB, professor Geraldo Aguiar, o Seminário reúne os bispos do laicato e das CEBs dos 17 regionais da CNBB. “Queremos construir com isso um projeto em conjunto, entre os leigos e as CEBS, olhando os desafios e trabalhando em parceria”, disse Geraldo.
Falando sobre a importância dos leigos na Igreja, o presidente da Comissão, dom Severino Clasen, os destacou como “fundamentais e imprescindíveis”.
“O leigo é a vida e a animação da Igreja. É a razão dela existir. O leigo e também o missionário da Igreja, o testemunho de Cristo espalhado pelo mundo. Os leigos são fundamentais e imprescindíveis para todo o contexto da nossa Igreja”, disse dom Severino.
Este é o 4º Seminário dos Bispos Referenciais do Laicato. O 1º aconteceu no ano de 2008.

Pastoral Afro-brasileira da CNBB prepara o Congresso das Entidades Negras Católicas
Com o tema “A Pastoral Afro-brasileira e os desafios do século XXI”, a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, da CNBB, e a Pastoral Afro-Brasileira, promovem o Congresso das Entidades Negras Católicas, de 9 a 12 de fevereiro de 2012, em Londrina (PR). O evento tem a parceria do Instituto Mariama (IMA) e o GRENI/CRB/Nacional.
Segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo de Araújo, o objetivo do encontro será “refletir a ação social e eclesial dos afro-brasileiros no período pós-Vaticano; favorecer o maior conhecimento dos desafios do século XXI à luz do Vaticano II; compreender a importância da espiritualidade litúrgica na missão do agente de pastoral afro-brasileiro; refletir a incidência das demandas dos afro-brasileiros nos programas de Estado; resgatar a memória de personalidades afro-brasileiros importantes na história e na Igreja do Brasil”, destacou.
O Congresso das Entidades Negras Católicas, acontece a cada três anos e tem um tema de referência e estudo. “Num contexto de mudança de época, queremos aprofundar as linhas mestras da missão da pastoral afro-brasileira em comunhão com as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Queremos assumir desafio de intensificar a ação comprometida com os negros e negras que permanecem a margem da sociedade em situação de vulnerabilidade social. Compreender a importância da espiritualidade litúrgica e a opção feita pelo Concílio Vaticano II por uma liturgia - caminho espiritual que alimenta a vida cristã - para que as nossas celebrações sejam, cada vez mais, ação inculturada da Igreja. O VII Congresso se constitui um momento de encontro das entidades que agregam os negros católicos na perspectiva da formação, troca de experiências entre as lideranças e celebração da caminhada”, afirma a carta convite enviada aos Regionais da CNBB.
O Congresso é destinado aos bispos e os bispos da Pastoral Afro-brasileira; para 10 líderes da Pastoral Afro-brasileira de cada Regional da CNBB, indicados pelos agentes referenciais em cada Regional; professores de escolas de formação, membros das Pastorais da CNBB, membros das entidades parceiras e convidados pelas entidades promotoras.
A pastoral Afro-brasileira pede que cada participante estude o texto-base publicado. “É recomendável que seja feito no seu respectivo grupo este estudo para trazer uma contribuição mais ampliada”, destacou o padre Jurandyr.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2012 e deverão ser feitas exclusivamente por meio da pessoa referencial em cada estado e/ou Regional.

Primeiro Encontro de Presbíteros da Amazônia
O Primeiro Encontro de Presbíteros da Amazônia fora sonhado por muitos e agora é uma realidade! Já estamos no terceiro dia de reflexão sobre o tema: “Identidade e Espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época” e o lema: “Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade” (cf. Hb 5,1) sugeridos como pontos norteadores das conversas durante o evento e assessorados por Dom Luiz , arcebispo de Manaus e Pe. João Batista Libânio.
Contamos com a presença de 137 presbíteros oriundos das várias dioceses dos Regionais Norte I Norte II e Noroeste, que num clima de fraternidade e participação realizando este encontro. Além da participação significativa dos presbíteros da Amazônia, contamos também com a presença de vários bispos da região, dentre eles Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, pregador da espiritualidade inicial do encontro, Esmeraldo Barreto, bispo de Santarém e referencial da CRP N2, Dom Roque Palosqui, presidente do Regional Norte I, Dom Mário Antonio, referencial do Norte I, Dom Giuliani, diocese de Parintins e Dom Eloy, prelazia de Borba.
Coordenam o encontro o Pe. José Maria Ribeiro e o Pe. Carlos Góes respectivamente responsáveis do Regional Norte I e Norte II. O encontro acontece no Centro de Formação Maromba da Arquidiocese de Manaus.  Participam também Pe. Danival Oliveira Lopes e Pe. Márcio Pinheiro de Almeida, secretários dos Regionais Norte I e II, respectivamente.

Encontro matrimonial reúne casais de todo o Brasil em Salvador
A capital baiana, Salvador, vai sediar nesse final de semana a 5ª Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial. Serão cerca de 450 casais e 25 sacerdotes vindos de todo o Brasil para refletir sobre a contribuição da família no mundo contemporâneo. A atividade, que acontece nos dias 12 e 13, no Centro de Convenções da Bahia, é também uma oportunidade para celebrar os 35 anos do Encontro Matrimonial Mundial no Brasil. Esta é a 1ª vez que o evento acontece na região nordeste.
Com o tema: “Ide e transformai o mundo com o vosso amor”, o evento contará com palestras, partilhas, orações e momentos de descontração. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger preside a missa de encerramento no dia 13. A convenção ocorre a cada cinco anos.
O Encontro
Ligado à Pastoral Familiar, o Encontro Matrimonial Mundial (EMM) é um movimento da Igreja Católica. A partir de uma experiência chamada Fim de Semana (FDS), objetiva fortalecer o relacionamento do casal e de sacerdotes e religiosos com sua comunidade, dando ênfase ao valor do diálogo e do compartilhar de sentimentos.
Criado na Espanha, na década de 50, pelo Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. O EMM surgiu no Brasil em 1976, com o nome de Encontro do Diálogo. Em 2003, retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, como prova de unidade com a família em todo mundo.

Dom Fernando Saburido reinaugura nova sede da Rádio Olinda AM
A rádio Olinda AM, a radio da família está de cara e casa nova. O novo endereço é a charmosa rua Duarte Coelho, 240, no bairro de Santa Tereza, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Nesta quarta-feira, 9, funcionários, amigos, ouvintes, colaboradores da emissora, autoridades civis e religiosos prestigiaram a bênção inaugural do prédio e estúdio feita pelo arcebispo de Olinda e Recife e diretor presidente, dom Fernando Saburido.
O ato litúrgico aconteceu na Capela Nossa Senhora da Conceição que faz parte do conjunto arquitetônico da antiga Casa do Pobre e hoje integra o prédio onde funciona a rádio. O local funcionou como residência dos seminaristas durante o arcebispado de dom Helder Camara e, posteriormente, abrigou as irmãs vicentinas.
Dom Fernando destacou o papel social desenvolvido pelo veículo e os projetos para a comunicação da arquidiocese. “Já começamos uma campanha para a doação de cadeira de rodas que será ampliado. O papa tem insistido no uso de novas tecnologias para chegarmos mais perto das pessoas. Essa é a nossa intenção e o nosso desejo.” E acrescentou: “Estamos estudando a possibilidade  de convênios com emissoras de TV católicas. A Rede Vida já demonstrou interesse de montar um estúdio no  prédio da rádio para a produção de programas locais e regionais a serem veiculados no canal. Outra parceria que pode surgir é com a TV Aparecida. A comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife está a serviço da evangelização.”
O prefeito da cidade do Recife, João da Costa, também participou do evento. “Quero parabenizar à equipe e a Igreja pelo esforço em reerguer esta tradicional emissora. Muito sucesso! Desejamos que continuem fazendo parte da história do rádio pernambucano”, disse o prefeito.
A assessora de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari, que trabalhou na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife com dom Helder destacou a alegria de poder participar da reinauguração. “Esse é o primeiro dia deste grande empreendimento. Tenho certeza que dom Helder está abençoando esse projeto. O mundo tem sede da Palavra de Deus. Espero que a Rádio Olinda possa ser a voz dos pobres, dos excluídos”, ressaltou.
Em seguida, foi a vez do diretor executivo da rádio, Aderval Barros, falar em nome da equipe de funcionários. “Isso aqui é coisa de Deus. Tenham certeza disso! Há dois anos recebemos a missão de reestabelecer a Rádio Olinda. Tornando-a uma emissora voltada para a evangelização, informação e prestação de serviço. Nós não devemos nada em tecnologia a nenhuma rádio do Brasil”, afirmou.
A expectativa é de que no dia 8 de dezembro de 2013 o prédio onde funcionará em definitvo a rádio esteja concluído. O imóvel será erguido numa área disponível no mesmo terreno.
Sintonize a Olinda 1030 AM no seu rádio ou escute e assista pela internet através do site http://www.radioolindaam.com.br/.

Cardeal William Joseph Levada participa de Simpósio Nacional sobre o celibato
Estão abertas as inscrições para o Simpósio Nacional “O Dom do Celibato”, que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Belo Horizonte (MG), de 21 a 23 de novembro. O evento contará com a presença do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada.
O objetivo do Simpósio é retomar, à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea, a centralidade do tema celibato, no desejo de alcançar novas perspectivas quanto à compreensão de seu valor, bem como conscientizar sobre a necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura, plena e frutuosa do dom do celibato na vida e na missão da Igreja.
Podem participar bispos, padres, reitores de seminários, diretores de institutos de Filosofia e Teologia e formadores. O simpósio será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Unidade Coração Eucarístico.
As inscrições pode ser feitas no site http://www.arquidiocesebh.org.br/.

Comina discute 3º Congresso Missionário Nacional
A equipe do Conselho Missionário Nacional (Comina) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 9, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília para refletir sobre a organização do 3º Congresso Missionário Nacional que acontecerá nos dias 12 a 15 de julho, em Palmas (TO).
Já foi elaborado o tema, lema, cartaz e distribuídas as responsabilidades do Congresso, porém, tudo deverá ainda ser aprovado nos dias 11 a 13, próximos, na Assembleia do Comina, que será realizada na sede das POM e contará com a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) de todos os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mais a equipe executiva.
Logo após a Assembleia serão apresentados oficialmente o cartaz e todo o desempenho e as propostas do 3º Congresso Missionário Nacional.

Regional Centro-Oeste da CNBB se prepara para a peregrinação da Cruz e Ícone da JMJ
Na quarta-feira, 9 de novembro, na sede do Regional Centro Oeste da CNBB, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho, da Comissão Episcopal para a Juventude, falaram aos bispos e aos coordenadores do Setor Juventude do Regional Centro Oeste, sobre a Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, apresentando sugestões e esclarecendo dúvidas dos presentes acerca da visita da Cruz em nosso Regional em 2013.
Segundo informações do portal "jovens conectados" da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul.
Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro. A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e foram recebidos em São Paulo com uma grande festa, o ‘Bote Fé’.  A partir daí iniciaram a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro.
A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome ‘Bote Fé’.
 

Encontro Nacional de Responsáveis e Assessores da Juventude debate as DGAE e a JMJ 2013
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo o “2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude”. O evento acontece de 1º a 4 de dezembro, em Vargem Grande Paulista (SP).
“Estamos contando com a presença dos bispos referenciais regionais da juventude, dos sacerdotes, religiosos (as) ou leigos (as) que assumem o ministério de assessoria dos diversos movimentos eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude e Congregações Religiosas”, convidou o presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro.
Este 2º Encontro visa estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprofundar o Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais”, partilhar as realidades de evangelização das juventudes, explanar sobre os encaminhamentos da Jornada Mundial da Juventude 2013 e do projeto “Bote Fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário