sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Agerba licitará concessão do aeroporto de Feira de Santana

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (1º) o aviso de intenção de licitar a outorga da concessão remunerada de uso do aeroporto de Feira de Santana, que prevê investimento em ampliação, administração, operação, manutenção e exploração comercial das áreas e serviços. Segundo o diretor executivo do órgão, Eduardo Pessôa, o aviso de licitação deverá ser publicado nos próximos 30 dias.

O aeroporto do município foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2009, sendo liberado no dia 9 de setembro deste ano, após investimentos de R$ 2 milhões realizados pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Em sua pista de 1.500 metros recebe, atualmente, de 12 a 15 vôos diários de aviões de pequeno porte.
O secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, explica que está prevista a realização de uma série de obras, com previsão de serem concluídas dentro de quatro meses. Com isso, o aeroporto terá condições de receber vôos regionais com até 60 passageiros. Também haverá ampliação do serviço contra incêndio, do terminal de passageiro, e do posto de abastecimento de aeronaves, implantada nova sinalização da pista, entre outras intervenções.
Segundo ele, três empresas já manifestaram interesse em operar estes vôos para Feira de Santana - Trip, Azul e Passaredo -, enfatizando que todas as obras deverão ter a homologação da Anac.
Aviões de maior porte - O coordenador do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Aeroportuário da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Denisson de Oliveira, informou que o órgão vai trabalhar junto à empresa concessionária no sentido de realizar novas obras que permitam ao aeroporto receber aviões de maior porte. Para isso, serão necessários novo terminal, ampliação do serviço contra incêndio, da pista e do pátio de aeronaves, instalação de balizamento noturno e de equipamentos de navegação para vôos com instrumentos.
Ele disse também que já foi publicado o decreto do governador Jaques Wagner passando para 250 hectares a área de utilidade pública do aeroporto de Feira de Santana, que, além da infraestrutura para um cenário de 2030, abrigará as áreas de proteção ao vôo e proteção a ruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário