sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cooperativas e Energia Sustentável são os temas que o Instituto Nossa Senhora da Piedade vai trabalhar com os seus alunos em 2012

Em 2012 estudantes de professores do Instituto Nossa Senhora da Piedade vão trabalhar dois temas: “Ano Internacional das Cooperativas” e “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos - Rio + 20”. O Colégio da Rede mundial Ursulina está com as matrículas abertas para novos alunos até o dia 31 de janeiro e as aulas terão inicio no dia 6 de fevereiro.

O Instituto Nossa Senhora da Piedade é a única escola da região membro do Programa de Escolas Associadas da UNESCO – Pea/UNESCO. As Escolas Associadas da UNESCO, dentro de seu princípio maior, que se constitui na construção de uma cultura de paz entre os povos, historicamente vêm balizando os seus currículos com temas transversais em torno de importantes abordagens, advindas das definições da Organização das Nações Unidas – ONU, através dos chamados Anos Internacionais.
Trata-se de um compromisso prioritário com a educação de qualidade o trabalho dentro da temática do Ano Internacional. Através desta prática as escolas associadas contribuem para reforçar os fins, os princípios e os propósitos da UNESCO para a concretização da qualidade educativa e para o cultivo dos valores éticos.
2012
O “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – Rio+20” abarca uma questão decisiva para o futuro brasileiro e de todo o mundo. Está ligado aos eventos recentes, como o desastre nuclear de Fukushima ou a autorização da construção da hidrelétrica de Belo Monte. No caso das Cooperativas, a intenção da Unesco é chamar a atenção para essa forma de organização humana que, em todo o planeta, tem grande impacto na redução da pobreza, na geração de renda e na integração social.
O ano passado (2011) colégio trabalhou o Ano da Biodiversidade como o da Química e dos Afro-descendentes com os seus alunos proporcionando o espetáculo Florestart – somos os povos da floresta. Um musical que reviveu, por meio da linguagem corporal, a memória primitiva das florestas brasileiras, a cultura que os povos desenvolveram inspirados na sabedoria da mata, os desafios enfrentados por estes biomas ante a ferocidade do desenvolvimento e as novas perspectivas para a vida do homem na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário