sábado, 28 de janeiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.
NOTÍCIAS
Dom Orani presta solidariedade às vítimas do desabamento no Rio
Seminário Nacional marca preparação para próximo intereclesial
Setor Universidades reúne colaboradores e debate Plano Quadrienal
Dom Orani presta solidariedade às vítimas do desabamento no Rio
O desabamento de três edifícios na avenida Treze de Maio, no centro da cidade do Rio de Janeiro provoca comoção em todo o país. Até a manhã desta sexta-feira, sete corpos foram localizados pelos bombeiros, que trabalham incessantemente no local. Vinte pessoas ainda estão desaparecidas. O governador do estado, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou nota sobre a tragédia, que reproduzimos na íntegra:
Nota do arcebispo sobre o desabamento no centro do RioJuntamente com toda a comunidade arquidiocesana, manifesto a minha solidariedade e o meu pesar a todas as pessoas e familiares vítimas no desabamento dos três prédios no Centro da cidade, ocorrido na noite de quarta-feira e que resultou em mortos e feridos.
Em espírito de unidade e solidariedade, conclamo a todos que rezem pelos falecidos, pelos feridos e pelas famílias atingidas por essa dor que também é de toda a cidade do Rio.
Confiantes na misericórdia de Deus, convido parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile.
Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2012.


Dom Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro
Seminário Nacional marca preparação para próximo intereclesial
A Diocese de Crato, no Ceará, acolheu os participantes do Seminário Nacional das Comunidades Eclesiais de Base, que teve início na segunda-feira (23), no Centro de Expansão Diocesano Dom Vicente Matos, na cidade do Crato. O evento terminou na  na quinta-feira (26), reunindo animadores das CEBs dos 17 regionais da CNBB, além de assessores, representantes da Ampliada Nacional das CEBs e os bispos referenciais.
Segundo Padre Vileci Vidal, Coordenador do Intereclesial, 2012 é o ano do aprofundamento e o Seminário obedece à dinâmica do plano de ação que está sendo desenvolvido rumo ao 13º Intereclesial, objetivando refletir sobre a caminhada romeira das CEBs.
Foram destacados temas como a justiça na Bíblia, e como as CEBs podem influenciar na proposta de um novo tipo de convivência entre as pessoas e com a natureza, como compreender a luta pela justiça na cidade e no campo, dimensão bíblica, teológica e pastoral das romarias no universo do catolicismo popular.
O seminário prepara os participantes para contribuírem nos encontros regionais, na assessoria do 13º Intereclesial e visa despertar a todos a continuarem alertas para a necessidade de fortalecer e criar espaços de comunhão e articulação entre as CEBs a nível paroquial, diocesano, regional e nacional. Além da vivência da comunhão de amor em comunidade e entre as CEBs numa íntima união com Deus e da unidade do gênero humano, ajudando na afirmação da identidade missionária das CEBs e discernindo os novos desafios a partir da experiência e da espiritualidade libertadora que elas já vivem, considerando a temática do intereclesial e a ecologia.
Participaram do evento 19 padres, 6 bispos, 4 religiosas e mais de 60 animadores dos regionais. Durante todo o seminário, os assessores participaram de entrevistas na Rádio FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte. O seminário encerrou com uma romaria ao Caldeirão do Beato José Lourenço, declarado “Santuário das Comunidades”, onde aconteceu uma manhã de espiritualidade, que também marcou a abertura da 3ª reunião da Ampliada Nacional.
 Setor Universidades reúne colaboradores e debate Plano Quadrienal
“O Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar” (Mt 13, 47-50). Inspirados no evangelho de São Mateus, colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos nesta sexta-feira, 27, na casa de retiros Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), para um encontro de formação e espiritualidade.
A assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, destaca a importância deste encontro como oportunidade de partilha e convivência fundamental. “O Setor Universidades é uma rede lançada ao mar, e neste momento, queremos que cada um dos colaboradores possa encontrar-se nela”.
A reunião, que teve início na noite de quinta-feira, 26, termina na tarde de domingo, 29, e será uma oportunidade de apresentação do Plano Quadrienal 2012-2015 do Setor Universidades.  Entre atividades do Plano serão debatidas propostas de ação para realização do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) e do Congresso Mundial de Universidades Católicas, que acontece durante a Pré-Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário