sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ilhéus promete programação de verão

Ilhéus promete “agitar” a cidade com sua programação de verão que inicia com a festa da puxada do mastro de São Sebastião, em Olivença, conforme assegura o secretário de Turismo, Paulo Moreira. Otimista, ele ressaltou que embora o município conte com problemas de ordem econômico-financeira, o prefeito Newton Lima tem buscado apoio no âmbito estadual para viabilizar as festas populares. Moreira afirmou que “a prova disso é a cidade se encontrar repleta de turistas, o comércio varejista, donos de bares e restaurantes assim como os hoteleiros e quem atua na economia informal não têm se queixado. Sabemos que existem alguns problemas na cidade, mas o governo vem corrigindo grande parte destas situações”.
Ao anunciar parte da programação de verão para este semestre, Paulo Moreira detalhou alguns pontos da festa da lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião. Explicou que o evento está programado para o dia 12 deste mês, que coincide com a chegada a Ilhéus de mais um navio de passageiros. O cortejo sai por volta das 13h30min, da sede do Sindicato dos Estivadores, na avenida 2 de Julho e percorre parte do centro comercial. O trajeto tem acompanhamento de “baianas”, blocos afro, carroças ornamentadas e mini-trio. A parada final é em frente à catedral, para a lavagem das escadarias com água de cheiro e auxílio de carro-pipa.
Paulo Moreira contou que para o dia 2 fevereiro, a Secretaria de Turismo que está iniciando os preparativos para a festa em homenagem a Iemanjá. Ele garante que este ano, o evento deve contar com concentrações distintas de terreiros de candomblé: uma na baía do Pontal e outra na Praia do Cristo. Como vem acontecendo nas últimas décadas, nativos e turistas participam da procissão marítima e pedem ou agradecem por alguma graça alcançada, sempre levando oferenda.E sobre a realização do carnaval oficial, Paulo Moreira reforçou que na próxima semana mantém audiência com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Na pauta, irá apresentar o projeto contendo proposta financeira para a folia e a viabilização de bandas para animar a festa. No mesmo encontro, o secretário afirmou que irá solicitar ao governo da Bahia verbas por meio de projetos para homenagear o escritor Jorge Amado. Este ano, o tema central será “Na terra de Jorge Amado por nós”.
Copa Intercontinental de Triathlon – Outro evento anunciado por Paulo Moreira é a Copa Intercontinental de Triathlon, que reúne em Ilhéus triatletas de diversas partes do mundo. O evento que acontece no dia 7 de abril, com largada na Praia do Cristo, visa resgatar esta modalidade esportiva no município que já foi sede de evento similar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário