quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ilhéus realizará a Conferência Municipal de Transparência e Controle Social

Ilhéus realiza no próximo dia 8 de fevereiro a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, um encontro do poder público com a sociedade civil organizada que tem por finalidade institucionalizar a participação da comunidade nas atividades de planejamento, gestão e controle de políticas públicas. O evento acontecerá das 8 às 18 horas, no Barravento Praia Hotel, e será aberto a todos os segmentos interessados em discutir sobre a transparência das ações públicas.

A Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Ilhéus terá como tema central “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, onde serão discutidos eixos temáticos como “A promoção da transparência pública e acesso à informação de dados públicos”, “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão púbica”, “Atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle” e “Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção”.
A reunião preparatória para a conferência municipal foi realizada na tarde desta terça-feira (24), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, contando com a participação do poder público e de representantes dos mais diversos conselhos municipais. No encontro foram definidos os detalhes do evento e os convites que serão feitos para os palestrantes das mais variadas áreas. A idéia é reunir cerca de 150 participantes, que serão divididos através dos eixos temáticos. Desses grupos sairão as propostas para a discussão a nível estadual.
Na avaliação do secretário de Governo, Alisson Mendonça, a Conferência Municipal será um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa, onde cada segmento, cada membro da sociedade poderá propor, discutir, avaliar e conhecer mais sobre as ações, os investimentos e as intervenções do município no controle social. “Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito das políticas públicas que estão sendo implementadas na cidade”, complementou o secretário.
A Conferência Municipal de Ilhéus vai eleger os delegados e encaminhar até 20 diretrizes e propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá em março desse ano em Salvador. Este resultado do encontro de Ilhéus irá compor o Caderno de Propostas Estadual que subsidiará o debate na Etapa da Bahia. E essas propostas, por sua vez, farão parte da Etapa Nacional, que acontecerá no período de 18 a 20 de maio, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário