sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Moradores e representantes do comércio e do turismo apoiam construção de uma nova ponte em Ilhéus

O anúncio da construção de uma nova ponte em Ilhéus foi bem recebido por moradores e representantes do comércio e do turismo. No final de dezembro, o governo da Bahia lançou o edital de contratação de empresa especializada em consultoria para elaboração dos projetos finais de engenharia da obra que ligará o centro da cidade ao bairro de Pontal, entre a Praia do Cristo e o Morro de Pernambuco.

Além de melhorar o sistema de trânsito em Ilhéus, a nova ponte vai integrar o sul e o extremo sul da Bahia, via litoral, desafogando a Ponte Lomanto Júnior, que já não suporta o fluxo atual de veículos. A obra terá investimentos de R$ 100 milhões, com uma parte desses recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União.
A ponte terá 700 metros de extensão por 20 de largura, além de 1,5 mil metros de vias de acesso, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar, no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baía do Pontal. Ela será do tipo estaiada (com cabos de aço que sustentam a estrutura) e a previsão é de que os serviços comecem no segundo semestre deste ano.
Segundo Thiago Alves, guarda municipal e morador do bairro Teotônio Vilela, atualmente, em alguns momentos do dia, fica muito complicado chegar ou sair da zona sul de Ilhéus, “o que não acontecerá mais com essa obra que o governo vai realizar”.
Luciano Santos, morador do bairro Barra de Itaípe, afirmou que a nova ponte vai ajudar a desobstruir o trânsito, facilitando a vida dos ilheenses e principalmente das pessoas que moram na zona sul da cidade.
“Moro em Ilhéus há 40 anos e sonho em ver essa nova ponte”, disse Clodenildo Ribeiro, fotógrafo e morador do bairro Nelson Costa.
Sílvio Fabiano, lavador de carro, morador do bairro do Malhado, destacou que a cidade cresceu e o número de carros circulando também aumentou, “e só com uma nova ponte é que Ilhéus terá condições de ter um trânsito mais organizado e seguro tanto para os ilheenses como para os visitantes”.
“Quem trabalha e precisa estar no horário no comércio sabe dos transtornos para chegar até o centro, já que em dias de fluxo intenso e principalmente no verão a viagem costuma demorar mais que o dobro de um dia de trânsito normal”, explicou a comerciária Tatiane do Carmo Pitanga, moradora do bairro Pontal.
Belezas naturais e patrimônio cultural e arquitetônico – Os turistas que vão a Ilhéus fazem questão de destacar as belezas naturais e o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade, mundialmente celebrizada por Jorge Amado, que ali escreveu seu primeiro romance, O País do Carnaval, e que serviu de inspiração para boa parte de sua obra.

Para Antônio Carlos e Vânia Maria Batista, casal que mora no Rio de Janeiro, Ilhéus é uma cidade muito bonita e que precisa estar mais infraestruturada, a exemplo dessa nova ponte, para receber os turistas.
De acordo com Cleide Carvalho Silva dos Santos, de Campo Grande (MS), a nova ponte vai beneficiar o turismo e trazer mais qualidade de vida à população, “pois vai ajudar a diminuir o tempo de espera para atravessá-la e o estresse de quem precisa fazer esse trajeto diariamente”.
“Durante a alta estação, fica ainda mais evidente o quanto uma cidade como Ilhéus precisa de outra ponte. Essa obra é muito importante e servirá de estímulo para que os turistas circulem mais pela cidade”, declarou Ana Maria Fróes, de Goiânia.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Nadja Argollo, disse que a construção da nova ponte vai impulsionar o comércio nas zonas sul e norte, que são integradas pelo sistema viário, além de atrair consumidores para o centro da cidade.
Ricardo Miyazto, proprietário de uma pousada no litoral sul e presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, afirmou que a nova ponte será um divisor de águas para o turismo, incentivando novos investimentos e a melhoria do setor hoteleiro e de serviços. Ele também aposta que a obra vai estimular o turismo de negócios, “que não é sazonal e mantém a ocupação dos hotéis e pousadas fora da alta estação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário