quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mutirão no Sul da Bahia auxilia gratuitamente empreendedor individual a declarar Imposto de Renda

Os Postos de Atendimento do Sebrae em Ilhéus e Itabuna, no sul do Estado, estão disponibilizando técnicos em contabilidade para atendimento aos Empreendedores Individuais que terão de declarar o Imposto de Renda referente ao exercício 2011 até o dia 31 de maio. Apesar de ter iniciado o regime de mutirão há poucos dias, de acordo com a gestora Irinéia Barreto, cerca de 25 EIs estão diariamente procurando o PA de Ilhéus, no horário comercial, para já declarar o imposto gratuitamente pela Internet. O único documento exigido pelos técnicos do Sebrae é um relatório contendo o histórico de compra e venda da empresa no período de janeiro a dezembro do ano passado.

Para os que preferirem declarar de casa ou da própria empresa, os técnicos também estão fornecendo um formulário contendo todos os passos para o envio via online. Para estarem inseridos na condição de Empreendedores Individuais, os donos dos estabelecimentos não podem ter ultrapassado a cifra de 36 mil reais em compras e vendas anuais.
Segundo o coordenador da unidade regional do Sebrae, Renato Lisboa, a região possui cerca de seis mil Empreendedores Individuais. Oitenta por cento deles atuam em Ilhéus e Itabuna. Os demais, em 28 municípios que integram a unidade, a exemplo de Itajuípe, Camacan, Ubaitaba, Coaraci, Itacaré, Ibicaraí e Canavieiras. Mas Lisboa alerta: “Como Ilhéus é uma cidade turística e no verão recebe um número significativo de visitantes, qualquer EI de outro estado que estiver na cidade, também pode procurar o PA, localizado à avenida Dois de Julho, no Centro Histórico e declarar o IR”. Renato Lisboa ainda lembra que o lucro líquido obtido pelo Empreendedor Individual na operação do seu negócio é isento e não tributável no Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Contudo o EI, na qualidade de contribuinte, nos termos da legislação do Imposto de Renda, não está isento de apresentar a declaração anual de ajuste de IRPF.
Vendedor de doces há 31 anos no Calçadão Dom Pedro II, centro de Ilhéus, Ednaldo Soares Silva, de 57 anos, há dois é empreendedor individual. Ele foi um dos primeiros a procurar o Posto de Atendimento para ficar quite com a Receita Federal. Ednaldo elogia a ajuda oferecida pelo Sebrae. “Sem os técnicos à nossa disposição eu teria que pagar a um contador para me ajudar”, destaca. Mas os elogios não ficam apenas por conta do benefício recebido agora. “Ter ingressado na lista de Empreendedor Individual a convite do Sebrae me deu mais respeito, deu mais seriedade ao meu negócio que sempre foi o meu sustento”, elogia. “Passei a ser um comerciante de verdade”, completa, orgulhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário