terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Posse da reitora Adélia Pinheiro será dia 2 de fevereiro

Reitora e Vice reiteram o comprometimento com o crescimento e desenvolvimento da UESC com excelência, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimentoA posse da Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e do Vice - Reitor, Evandro Sena Freire será às 19h30min, de quinta-feira (2 de fevereiro), no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia). A solenidade será presidida pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho.
A reitora eleita Adélia Pinheiro toma posse comprometida com a busca da excelência no fazer universitário em todas as políticas institucionais através de ações que priorizem a articulação entre a competência interna instalada, o fortalecimento da infraestrutura e a agilidade nos processos-meio, com o objetivo de atendimento às demandas da sociedade, com ênfase nas comunidades da área de abrangência geoeducacional da UESC. Do mesmo modo, a busca no aprofundamento dos valores da autonomia, democratização e ética, com foco na excelência e sempre aliado à sustentabilidade institucional, em uma gestão pública vinculada à eficiência, eficácia, impessoalidade e publicidade.
Perfil

Adélia Pinheiro é graduada em Medicina pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Optou por Medicina Social na fase de residência médica, fez mestrado em Saúde Comunitária, na UFBA, e doutorado em Saúde Pública na USP. Tornou-se professora do Departamento de Saúde da UESC em 1990, trabalhou na implantação do curso de Medicina, foi vice-coordenadora do Colegiado de Medicina, gerente de Pós-Graduação, gerente Acadêmica, Pró-reitora de Graduação e, em 2007, foi eleita vice-reitora ao lado do reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva.

É coordenadora do projeto PET Saúde UESC Ilhéus, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenando as atividades de 76 bolsistas, entre docentes, profissionais de saúde e estudantes.

Na pesquisa cientifica, desenvolve trabalhos nas áreas de sistema de informação em saúde, epidemiologia e morbimortalidade infantil, materna e juvenil, e saúde ambiental.

Membro do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como, do Conselho Editorial da Editus e credenciada como Avaliadora Institucional e Avaliadora de Cursos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) – Ministério da Educação.

Na condição de médica sanitarista, ocupou por quase dez anos |(1991 a 1999) o cargo de Chefe de Vigilância Epidemiológica da 6ª Dires – Diretoria Regional de Saúde, em Ilhéus, e por quatro anos desenvolveu atividade assistencial clínica no Centro de Saúde da cidade de Una, atuando nos programas de tuberculose, hanseníase e leishmaniose.

Evandro Freire é professor pleno da UESC, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduado com especialização em Engenharia Agrícola, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e Biológica, respectivamente, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Ingressou na UESC em 1996, como professor da área de Matemática. Atua na administração do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET desde 2000, como vice-diretor e depois eleito quatro vezes diretor do DCET, sendo corresponsável pela implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Matemática e Química, e dos Bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas e dos mais recentes cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Química e Elétrica, além da criação do primeiro mestrado na área das Ciências Exatas da UESC, em Física, e do mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário