terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Segundo a Prefeitura: Obras do aterro sanitário dificultam a descarga do lixo

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informa que a coleta de lixo da cidade atravessa, momentaneamente, por problemas devido às dificuldades de descarga dos caminhões compactadores, o que deverá ser solucionado até esta quarta-feira (25). Os contratempos, segundo o secretário, têm como causa a abertura de novas áreas do aterro sanitário, resultando no atolamento dos carros compactadores.

Esses transtornos, segundo Gerson Marques, iniciaram na segunda-feira (23), após a execução de novas frentes de depósito de lixo no aterro do Itariri, que vem sendo operado pela empresa Itatiaia Engenharia, responsável pela requalificação do aterro. “A abertura de novas áreas, aliada com as chuvas que vêm caindo na cidade está dificultando a operação”, ressalta.
O secretário do Desenvolvimento Urbano informa que, apesar da retenção dos carros no atoleiro, estão sendo tomadas providências para acelerar a coleta de lixo nas ruas da cidade, através da contratação de caminhões do tipo caçamba para promover a retirada, regularizando o serviço em toda a cidade. Segundo Gerson Marques, a coleta de lixo está normalizada e esse contratempo já se encontra sob controle.
Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se encontra com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Vilas-Boas, para tratar de assuntos relativos ao aterro sanitário do Itariri. Na mesma reunião, o prefeito também irá solicitar à Conder a cessão de dois caminhões compactadores para melhorar a qualidade da coleta de lixo.
Gestão do aterro - De acordo com o resumo do contrato de nº 133/11, a Itatiaia Engenharia é, atualmente, a empresa responsável pela execução das obras no aterro. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Conder – órgão que junto com o Município – ficará responsável pela fiscalização das obras, cujo prazo de execução é de 21 meses.
Segundo a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação, a requalificação do Aterro abrange reforma do galpão de armazenamento, melhorias no sistema de drenagem de chorume e na lagoa de estabilização de tratamento de chorume, recuperação da balança de resíduos, calçamento, iluminação e construção de uma “cerca verde”, entre outras ações.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, a disponibilidade de atender esta antiga reivindicação do município reafirma o fortalecimento da parceria política existente entre os governos estadual e municipal. “Com o recondicionamento do aterro Sanitário esperamos aumentar sua vida útil, criando novas áreas para o descarte do lixo”. Já no que diz respeito à coleta, Gerson Marques explicou que o trabalho vem avançando e que novas ações serão implantadas visando melhorar as condições de trabalho para os catadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário