quinta-feira, 1 de março de 2012

Ilhéus realiza a III Conferência Municipal de Meio Ambiente

Representantes governamentais e de diversos segmentos da sociedade civil organizada de Ilhéus prestigiaram, na manhã desta quinta-feira (1º), no auditório do Hotel Barravento, no bairro do Malhado, a abertura da III Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, que é uma exigência do Instituto Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Inema), atraiu mais de 150 pessoas, que tiveram a oportunidade de conferir, durante todo o dia, a realização de palestras, debates e exposições. Além do presidente da Fundação Maramata, Antônio Olímpio, que representou o prefeito Newton Lima, a solenidade também contou com as presenças do secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, e do vice-presidente do Condema e representante da Federação das Associações de moradores de Ilhéus (Fami), Cid Édson Lima Póvoas.

Durante os pronunciamentos iniciais, Antônio Olímpio destacou a importância da conferência e do exercício pleno da cidadania. “Com instrumentos como este, associados à participação efetiva da sociedade, seremos capazes de pressionar as esferas governamentais e os próprios órgãos ligados ao meio ambiente com vistas a solucionarmos boa parte dos problemas de natureza ambiental”, acrescentou, pedindo um grande debate sobre a poluição que marca a maioria dos rios da região. Por sua vez, o representante da Fami e vice-presidente do Condema, Cid Póvoas, ressaltou a importância dos participantes da III Conferência Municipal de Meio Ambiente definirem propostas que sejam realmente capazes enfrentar as inúmeras questões ambientais. Por fim, o secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, desejou boa sorte aos conferencistas, “que têm, durante este evento, a responsabilidade de identificar demandas e definir respostas visando a melhoria da qualidade de vida da população”.
Além da eleição de 30 delegados, a III Conferência Municipal de Meio Ambiente também definiu propostas que serão apresentadas e votadas na etapa territorial e, depois, na fase estadual. Com o objetivo contribuir para a integração das políticas de meio ambiente e recursos hídricos, a conferência trabalhou com quatro temas transversais: “Preservação, conservação e uso dos Recursos Naturais & Controle e Sustentabilidade Ambiental e Rural”, “Melhoria da gestão e do acesso aos recursos hídricos & ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico”, “Fortalecimento da Educação Ambiental e do exercício da cidadania & incentivo a pesquisas voltadas para as práticas de uso sustentável dos recursos naturais” e “Elevação da capacidade institucional e estabelecimento de sistemas interativos de gestão e controle”.  
Construção - Marcada pela participação de diversos setores da sociedade, a Conferência, que está acontecendo em diversas cidades do Estado da Bahia, tem caráter deliberativo e, em linhas gerais, objetiva propiciar a integração dos agentes sociais envolvidos nas diversas questões ambientais do município. Em outras palavras, o evento visa promover a discussão e a construção de diretrizes capazes de fortalecer o processo de mobilização e de organização da comunidade, voltado para uma política ambiental de desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário