segunda-feira, 5 de março de 2012

Ministro Moreira Franco apoia proposta da Ceplac à Rio + 20

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco, determinou ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acompanhar e dar sustentação ao Programa de Conservação Produtiva da Região Cacaueira da Bahia elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Ceplac. O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à SAE, cujas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
Moreira Franco recebeu em audiência, em Brasília, semana passada, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart Cunha, que lhe apresentou o Programa com o qual a instituição do Ministério da Agricultura pretende chamar a atenção das agências multilaterais de desenvolvimento, fomento e cooperação presentes à Rio + 20, inclusive Banco Mundial para a necessidade de apoiar a produção sustentável de cacau. A ideia é estabelecer condições adequadas para um Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) a ser contratado pelo Governo Federal, através do Mapa, tendo a Ceplac como executora. 
Por mais de 250 anos a lavoura cacaueira baiana mantém a região de maior biodiversidade do planeta, incluindo recursos ambientais de valor inestimável. A função das árvores de sombra no sistema de conservação produtiva, também chamado sistema cacau-cabruca, cumpre papel de proteger o cacaueiro de déficits hídricos, aumentar sua longevidade, diminuir a incidência de pragas e promover a ciclagem de nutrientes, diferentemente dos demais modelos agrícolas produtivistas de intenso uso de capitais e agroquímicos, além de conservar a água e outros recursos naturais abundantes.

Ao receber exemplar do projeto Marco Referencial - Conservação Produtiva da Região Cacaueira da Bahia, o ministro mostrou conhecimento sobre a instituição Ceplac e sua ação de desenvolvimento no Sul da Bahia, desde sua criação em 1957. Segundo relata Juvenal Maynart Cunha, o ministro informou que ainda no mês de abril profissionais do Ipea virão à Ceplac conhecer a proposta e discuti-la com técnicos da Superintendência para eventuais ajustes econômicos, já que pela sua expertise e história o Ipea é instituição que acompanha e analisa programas de desenvolvimento e financiamento de agências multilaterais.
O Programa de Conservação Produtiva da Região Cacaueira da Bahia será um dos “casos de sucesso” que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro próximo mês de junho. “A boa recepção do ministro Moreira Franco e o fato de conhecer bem a Ceplac e a região são garantias de que o Programa conta com suporte necessário. Já temos o aval do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que o abraçou e apoio político do deputado Lúcio Vieira Lima”, afirmou Maynart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário