quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres que perderam seio fazem reconstrução de mama gratuitamente

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, está realizando 40 cirurgias gratuitas para implantação de próteses mamárias em mulheres que sofreram de câncer de mama. A iniciativa complementa o Programa Saúde em Movimento Rastreamento do Câncer de Mama, que prevê um milhão de exames em dois anos e já atingiu a marca de 15 mil mulheres atendidas.
A pedagoga Elianai Chaves de Aquino, 45 anos, descobriu uma forma agressiva de câncer na mama direita aos 33 anos e foi a primeira a ser atendida pela iniciativa. “Nem acredito que consegui fazer esta cirurgia, porque foram muitos anos de espera e isso é muito importante. Eu saí do hospital muito feliz porque a cirurgia deu certo, estou viva e já estou com a minha mama de volta. A maior sensação é de alegria e realização”.
Para Elianai, a mama faz parte da feminilidade. “Quando a gente perde uma parte do corpo, por menor que seja, já é uma grande perda, mas imagine quando isso mexe com a sexualidade. É como se deixassemos de ser mulher, parcialmente. Isso dói e amarga porque acabamos nos fechando para relacionamentos”.
Ela diz que se privou de várias coisas por ter perdido a mama. “Deixei de ir à praia e à piscina porque o biquíni e as roupas têm que ser adaptados. Então, comecei a ir me privando, deixando de fazer coisas que eu gosto por não ter uma mama”.
Autoexame - A pedagoga conta que ela mesmo descobriu a doença. “Tinha parado de amamentar havia pouco tempo e observei que continuava saindo uma secreção. Comecei a me tocar e observei um endurecimento. A minha ginecologista me orientou a fazer uma ultrassonografia e uma mamografia. A grande sorte foi eu ter o costume de fazer o autoexame, porque o tipo de câncer que eu tive se espalha rapidamente. Isso foi extremamente importante”.
O cirurgião plástico Valber Menezes, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, destaca que é preciso que as mulheres façam o autoexame e consultem o ginecologista e o mastologista a cada seis meses. “Estes cânceres estão sendo detectados muito precocemente. Hoje vemos mulheres com vinte e poucos anos já apresentando a doença. Quanto mais rápido a doença for detectada, maiores as chances de cura”.
Ele também falou sobre os problemas causados pela perda da mama. “Muitas vezes o casamento termina, a mulher fica deprimida, se esconde, não consegue vestir roupas adequadas, não tem condições de ir à praia. Quando se faz a reconstrução, ela volta a ter uma qualidade de vida melhor”.
Programa Saúde em Movimento prevê um milhão de examesDe acordo com o superintendente de Gestão e Regulação da Sesab, Andrés Alonso, essa reparação estética faz parte de um processo de recuperação da autoestima das pacientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida, e complementa o trabalho realizado pelo Programa Saúde em Movimento de Rastreamento do Câncer de Mama.
Alonso explica que o Programa Saúde em Movimento Rastreamento de Câncer de Mama funciona com uma logística muito parecida com o Saúde em Movimento Oftalmológico. São duas unidades móveis que circulam no estado equipadas com dois ou três mamógrafos.



“O objetivo é realizar, em dois anos, um milhão de mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, que estão na faixa etária de maior risco, sendo que mais de 15 mil já foram realizadas. O programa garante não somente o diagnóstico, mas também o tratamento integral, e acompanhamento pós-tratamento, incluindo medicação”, enfatiza Andrés Alonso.
Ele informou que, para a realização das cirurgias plásticas, a Sesab adquiriu 40 próteses que representam um investimento de R$ 100 mil. Os procedimentos serão realizados em unidades referência, como os hospitais das Clínicas, Aristides Maltez, Santa Isabel e São Rafael.
O cirurgião Victor Pochat explicou que a cirurgia de implantação da prótese é menos invasiva do que a que utiliza tecidos do próprio corpo. “Por isso, a recuperação também é mais rápida. É uma cirurgia mais curta, com menor morbidade, menos chance de complicações. O paciente tem um período de desconforto, mas em três semanas já está muito bem recuperado”.
Sesab realizará rastreamento de câncer de mama no dia internacional da mulherNo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a partir das 9h, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizará mais uma ação de incentivo às mulheres ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama, maior causa de morte entre a população feminina no Brasil. A ação será voltada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e beneficiará cerca de 240 mulheres, do entorno da base comunitária do bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, em Saalvador.
A atividade será realizada no fim de linha do bairro e contará com três mamógrafos. Para isso, foi elaborado um projeto de rastreamento do câncer de mama, a ser realizado através da estratégia Saúde em Movimento, um programa da Sesab que visa levar ações de saúde para todas as regiões do estado, possibilitando a detecção, diagnóstico e o tratamento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário