segunda-feira, 12 de março de 2012

Produtores de café inadimplentes recebem incentivo para regularizar dívidas

Um convênio entre o governo da Bahia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário assinado nesta segunda-feira (12), durante a abertura do 13º Agrocafé, vai beneficiar cerca de três mil produtores de café no estado, inclusive os que estão em dívida por causa das safras anteriores. No evento, que está sendo realizado até amanhã (13), no Hotel Pestana, em Salvador, foi também assinado outro convênio entre o governo, a Federação da Agricultura do Estado da Bahia e o Instituto de Pesquisas do Espírito Santo para implantação de uma estação experimental em Itabela, que vai beneficiar 2.500 produtores de café. 

Presente ao evento, o governador Jaques Wagner afirmou que a realização do encontro nacional do agrocafé na Bahia é um reconhecimento da qualidade e da produção do estado. “Somos o quarto maior produtor do país e no ano passado aumentamos a nossa produção em 160 mil toneladas. Na balança comercial, nosso café é superavitário e a gente tem desde o café mais simples, até os mais refinados, orgânicos e gourmet”.
Para ele, a Bahia precisa investir na consolidação da marca do café produzido no estado e na verticalização da produção. “Há países que não produzem café e se especializaram na moagem, agregando valor ao produto. Entendo que a gente precisa fazer a mesma coisa”. Wagner disse que a produtividade cresceu, mas a área plantada não, mostrando uma maior competitividade do café baiano. “Isso é o mais correto, inclusive ambientalmente, na medida em que você gasta menos solo e produz mais”.
Segundo o governador, o agronegócio baiano cresceu 9% em 2011, enquanto o crescimento do PIB estadual foi de 2%. “O agronegócio foi um dos fatores que alavancaram o crescimento, com a queda nos segmentos da celulose e outras indústrias, devido à crise econômica mundial”.
Desenvolvimento da cafeicultura tem planejamento para os próximos 20 anos –O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, declarou que nos últimos dois anos o governo da Bahia vem consolidando as ações focadas na cafeicultura. “Em 2011, pelo comprometimento e pela geração de emprego e renda proporcionada por este segmento, foi necessário fazer um grande diagnóstico da cafeicultura, para sabermos onde e como atuar. Vimos que cada região tem as suas dificuldades, e a partir daí, junto com a Câmara Setorial do Café, fizemos um planejamento para os próximos 20 anos”.
Salles declarou que nos últimos anos os preços baixos do café fizeram com que os pequenos agricultores não conseguissem custear suas lavouras, ficando inadimplentes. “Hoje, estamos assinando um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário que se refere à reestruturação da cadeia do café, prevendo para três mil cafeicultores familiares, nos próximos quatro anos, a resolução do problema de custeio, incluindo fertilizantes, podas e a pós-colheita”
 Verticalização – O secretário destacou que a Bahia produz um café que pode ser vendido por R$ 200 ou R$ 400 a saca, a depender do beneficiamento. “Então, com máquinas para despolpa, terreiros cobertos, vamos melhorar este valor. Também estamos trabalhando a estruturação das cooperativas, para que seja possível fazer as vendas institucionais. Queremos vender este café torrado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e para a merenda escolar”.
O outro convênio assinado, de acordo com Salles, foi com a Federação da Agricultura do Estado da Bahia e com o Instituto de Pesquisas do Espírito Santo, montando uma estação experimental para 2.500 agricultores do extremo sul baiano. “Será no município de Itabela e vai contar com a participação da Ceplac e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”. Bahia deve ultrapassar São Paulo e assumir terceira colocação – A expectativa do presidente da Associação dos Cafeicultores da Bahia e secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, João Lopes, é que a Bahia ultrapasse São Paulo, assumindo o terceiro lugar no ranking nacional em produção. “Mas o importante no nosso trabalho é que estamos produzindo café de qualidade. Precisamos que o produtor trabalhe agregando valor ao que ele faz. Por isso anunciamos hoje, aqui, o 11º concurso de qualidade. O produtor, sabendo como fazer, vai ganhar dinheiro”.
Sobre os convênios, Lopes avaliou como fundamentais. “O que estávamos precisando e negociando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário é como fazer chegar ao pequeno produtor, que não tem como contratar agrônomo e técnicos, a tecnologia atual. O grande produtor já tem sua retaguarda, mas em um evento como este os pequenos produtores recebem informações sobre como está o estoque no mundo, como está o consumo, para ter perspectiva para o seu negócio”.
Um exemplo do produtor a que ele se refere é Harley Caires, de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, que contou que os agricultores da região formam uma associação de pequenos produtores que trabalham em propriedades entre três e dez hectares. “Este seminário vai nos ajudar a melhorar a qualidade do nosso café”.
Caires também está satisfeito com os convênios assinados durante o evento. “O governo da Bahia está criando novos investimentos na agricultura familiar e isso vai ajudar na produção e na qualidade do nosso café. Com isso melhora a qualidade de vida da nossa comunidade e do nosso município, que tende a crescer. Agora mesmo, em abril, vai ter o quarto encontro dos produtores rurais de Barra da Estiva”.Negócios – Cid Bertanha representa um grupo que fabrica colheitadeiras de café. “Este evento é uma oportunidade para que os produtores conheçam nossas máquinas. Cerca de 90% dos médios e grandes produtores da região de Barreiras, no oeste baiano, já são nossos clientes. Também estamos vendendo bem na região de Vitória da Conquista”.
O 13º Agrocafé tem previsão de reunir cerca de mil participantes de diversos estados brasileiros até esta terça-feira. Participam do evento pesquisadores, professores, estudantes, produtores, empresários e profissionais do agronegócio café, abordando aspectos do associativismo e cooperativismo, planejamento e gestão agropecuária, entre outros temas. Além de palestras, são realizados debates e minicursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário