quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dormir de barriga para baixo ainda é o maior fator de risco para morte súbita de bebês

Um novo estudo publicado no dia 26 de março, no periódico Pediatrics revelou que a posição do bebê durante o sono ainda é o principal fator de risco para a síndrome da morte súbita infantil. Essa síndrome ocorre quando uma criança aparentemente saudável morre. Muitas vezes, ela está relacionada a noites de sono em que uma criança dorme de barriga para baixo, o que dificulta a sua respiração. A pesquisa, que foi realizada no Hospital Infantil Rady, na Califórnia, sugere que mais esforços ainda são necessários para que a incidência dessa síndrome diminua.
A síndrome foi reduzida em mais de 50% após campanha nos Estados Unidos, realizada em 1994, que incentivava os pais a colocar seus bebês para dormir de barriga para cima. O objetivo era justamente reduzir o índice de morte súbita infantil. No entanto, esse índice deixou de diminuir e está estabilizado no país. Nos EUA, cerca de 2.500 crianças morrem todos os anos em decorrência da síndrome.
Levantamento — Nesse trabalho, os pesquisadores observaram os fatores de risco presentes em 568 ocorrências de síndrome de morte súbita infantil registradas entre 1991 e 2008 no Projeto de Pesquisa em SMSI de San Diego.
Segundo o estudo, 57% dos bebês que morreram por essa síndrome apresentavam pelo menos três fatores de risco para o problema, que poderiam ser tanto intrínsecos, como idade e gênero, quanto extrínsecos, como posição do sono, por exemplo. O principal fator de risco apresentado pelas crianças foi justamente dormir de barriga para baixo: no período do estudo, o risco de a morte acontecer por causa da posição do sono aumentou de 19,2% para 37,9%, especialmente entre bebês menores de dois meses de vida.
Recomendações — Segundo os autores do estudo, prestar atenção nos fatores de risco evitáveis é uma maneira de reduzir as chances da morte súbita infantil. Eles afirmam que os pais devem seguir orientações de especialistas para fornecerem um sono seguro para a criança. A Academia Americana de Pediatria, por exemplo, indica que o bebê deva dormir com a barriga para cima, em um berço com colchão firme e sem cobertores, brinquedos e almofadas ao alcance da criança; e que os bebês não durmam na mesma cama junto com os adultos.
Saiba mais
SÍNDROME DE MORTE SÚBITA DO LATENTE
É a morte repentina de uma criança aparentemente saudável. Também e chamada de 'morte do berço'. Embora seja rara, é a causa mais frequente de morte em crianças de duas semanas a um ano de vida. Normalmente, acomete bebês de dois a quatro meses de vida.
Mais comum em bebês prematuros, que nasceram menores e que apresentaram problemas respiratórios antes. Também acomete mais crianças cuja família é de um nível socioeconômico mais baixo, filhos de mães solteiras ou que fumaram e beberam na gravidez. A causa da síndrome é desconhecida, mas pode acontecer por causa de problemas no controle da respiração, baixos níveis de oxigênio no sangue e períodos de respiração interrompida. Por isso, se relaciona com a síndrome o fato de crianças dormirem com a barriga para baixo.
Fonte: Revista Veja On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário