quarta-feira, 4 de abril de 2012

José Haroldo Castro Vieira será homenageado post mortem

CONVITE

Os familiares, colegas e amigos do saudoso José Haroldo Castro Vieira, convidam para a celebração da Missa comemorativa de seu 85º aniversário de nascimento. na Catedral de São José, às 18 horas; em Itabuna, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova às 19 horas, em Ilhéus; e na Igreja da Vitória, às 19 horas em Salvador.

Amigos e familiares programam para o próximo dia 9 de abril homenagens a José Haroldo Castro Vieira, para comemorar a data – 6 de abril – em que completaria 85 anos. Entre as deferências estão a celebração de missas em Ilhéus, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova às 19 horas; em Itabuna, na Catedral de São José, às 18 horas; em Salvador, na Igreja da Vitória, às 19 horas. Também serão celebradas missas em Linhares (ES), Manaus (AM), Belém (PA), e outras cidades que sediam unidades da Ceplac.

Em Ilhéus, além da missa, também será colocada uma placa na conhecida praça do Cacau, que passou a ser denominada de Praça José Haroldo Castro Vieira, através da Lei Municipal nº 3.101, de 17 de maio de 2004. Segundo o ex-coordenador da Ceplac e um dos organizadores das homenagens póstumas, Lício de Almeida Fontes, José Haroldo foi um dos personagens mais importantes não só para Ilhéus, mas para todas as regiões cacaueiras do Brasil, por todo o esforço em prol do desenvolvimento econômico e social.
Outra homenagem a ser prestada a José Haroldo Castro Vieira é a outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, entregue em 28 de junho, data em que se comemora o aniversário de Ilhéus.
UESC
Incentivador do ensino universitário no Sul da Bahia, José Haroldo tinha apreço muito especial pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, que lhe conferiu o título de Doutor Honoris Causa e onde era sempre bem recebido e estimado. Muitos dos professores e servidores que hoje atuam na UESC, seja na docência, seja na administração da instituição, serviram sob o seu comando na Ceplac. E com ele contribuíram, para a materialização do projeto universitário. Se atualmente a Regiao Sul da Bahia se transformou num polo crescente de ensino superior, muito é devido ao idealismo, determinação e visão de futuro de José Haroldo Castro Vieira, que vencendo resistências plantou neste chão a semente da Fespi.
O homem - Zé Haroldo nasceu em 6 de abril de 1927, em Ilhéus e faleceu em 5 de fevereiro de 2004, aos 77 anos de idade. Foi funcionário do Banco do Brasil, foi colocado à disposição da Ceplac - Comissão Executiva do Plano de Recuperação Econômico Rural da Lavoura Cacaueira, onde exerceu os diversos cargos, na Superintendência Regional.
Designado Secretário-Geral em 7 de fevereiro de 1969, por Portaria do Ministro da Fazenda, e exonerado a pedido do cargo em 23 de janeiro de 1985. A partir de seu desligamento da Ceplac, voltou à iniciativa privada, como assessor de Diretoria da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga; depois designado Diretor Regional do Nordeste da Isapar – Petróleo Ipiranga Participação, e da Sociedade de Empregados da Ipiranga, se desligando em fevereiro de 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário