terça-feira, 3 de abril de 2012

lhéus sedia neste sábado três grandes eventos de triathlon

Depois de sediar no ano passado uma etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, o município de Ilhéus volta a ser protagonista da modalidade com a realização, no próximo sábado (7), a partir das 12 horas, de três eventos simultâneos. Com a participação de cerca de 300 atletas, oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, a cidade estará sediando o Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano - Sprint. A promoção é da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Esportes.

O Pan American Cup – Standard, que já foi realizado este ano em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru; e Ixtapa, no México; é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres. A prova terá 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano - Sprint, que utilizarão o mesmo circuito do Panamerican Cup, terão 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
De acordo com informações do superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, após a realização de uma etapa do campeonato brasileiro e de uma etapa do Pan American Cup, a proposta é que Ilhéus volte a sediar uma fase da Copa do Mundo de Triathlon. “No ano passado, realizamos, com grande sucesso, uma etapa do Brasileiro. Agora, através do Pan American Cup, o objetivo é reafirmar a nossa capacidade de voltarmos a realizar a Copa do Mundo aqui, coisa que não acontece desde 95”, comenta Alberto Kruschewsky.
Capital - O Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint contarão com a participação de vários atletas de Ilhéus. O Pan American, por exemplo, será disputado por Fred Moraes Lima, atual campeão brasileiro e primeiro triatleta baiano a ganhar na chamada ‘elite nacional’. “O fato é que Ilhéus volta a ser a capital brasileira do Triathlon e, consequentemente, uma das cidades mais importantes do mundo no contexto esportivo”, comemora Kruschewsky, destacando, ainda, além de vários outros fatores decisivos para o recebimento de grandes eventos, a vibração e a receptividade do público ilheense, “que acabam contagiando todos os atletas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário