segunda-feira, 9 de abril de 2012

UTI da Sta Casa de Misericórdia de Ilhéus (Sao José) será terceirizada

DO JORNAL BAHIA ONLINE - A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sao José, em Ilhéus, nao sobreviveu à quebra-de-braço entre médicos e direçao da Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do hospital. Há pelo menos dois meses fechada, sob a alegaçao de que a Prefeitura de Ilhéus estava atrasada nos repasses para manter o serviço em funcionamento, a UTI agonizou e fechou, deixando de atender a uma população estimada em 3 milhões de habitantes. Os médicos plantonistas acusam a direção de não pagar o que deve, algo em torno de 200 mil reais. A direção informa que a cidade não dispõe de médicos especializados para mantê-la em funcionamento.

Resultado: prepara-se silenciosamente uma mudança radical na prestação do importante serviço. A Santa Casa vai terceirizar o funcionamento da UTI para um grupo de médicos de Itabuna. O método nao é novo. Já é praticado em várias instituições hospitalares da Bahia, inclusive aqui perto, em Itabuna. Mas falta uma coisa fundamental quando se decide por mudanças tão significativas numa instituiçao que, por ser filantrópica, sempre deve explicações à sua sociedade: a transparência.
Obras já estão acontecendo na UTI para, muito em breve, voltar a funcionar, num sistema "privatizado". Mas algo importante precisa ser esclarecido à população. Com a terceirização do serviço e a entrega da gestão da UTI à médicos-empresários, como ficará o atendimento à população? A UTI tem um contrato com a Secretaria Estadual de Saúde e, obrigatoriamente, tem que disponibilizar parte dos seus leitos a quem, efetivamente, nao tem condições de pagar para continuar vivendo. Isso será feito? Como? Quantas vagas? Quais os critérios? Quando este limite estiver esgotado e alguém precisando, vai deixar de atender para garantir o espaço a quem tem condições de pagar?
Essas explicaçoes - e muitas outras - deveriam ter sido expostas para a população, antes mesmo do fechamento do negócio. Afinal, a própria Santa Casa, é bom que se lembre, tem permanentemente buscado socorro à população de Ilhéus que, nos últimos meses, até papel higiênico doou à instituição. Ou a sociedade é parceira apenas do ônus?
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando Sousa, garantiu ao Jornal Bahia Online que na próxima reunião dos conselheiros vai propor a presença da entidade na gestão do hospital. E isso não será um favor. Está garantido na lei e, até agora, esteve esquecido pelas partes envolvidas. O conselho que saber como os recursos públicos destinados à instituição estão sendo usados.
Informações chegadas ao conselho dão conta de que um dos problemas está justamente na gestão da UTI. Os salários dos médicos são altíssimos. Como o dinheiro é repassado pela prefeitura, os valores foram definidos em comum acordo e terminaram super-valorizados. É aquele velho estilo de que "é governo, tem dinheiro e pode pagar bem". A questão é que a têta seca, a vaca morre e sem UTI, a população será, mais uma vez, a grande vítima deste descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário