sexta-feira, 11 de maio de 2012

Diárias de € 600 levam deputados a desistir do Brasil; ministra minimiza

 Para governo, desistência dos europetus não diminui importância da conferência, que terá presença do presidente eleito da França
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, minimizou o cancelamento da vinda de onze deputados do Parlamento Europeu para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio. A medida foi tomada pelos coordenadores da Comissão de Meio Ambiente da instituição europeia, alegando que os gastos superiores aos previstos não seriam justificáveisem um período de crise.
As diárias dos hotéis cariocas chegam a ¤ 600, o que elevaria a previsão de gastos de ¤ 10 mil para cerca de ¤ 100 mil. "Eu acho que você tem que ver quem é que está cancelando, e que outras pessoas da União Europeia estarão participando. Vejam as confirmações, não tem isso de esvaziamento", disse a Ministra, que participou ontem do 5º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. 

O embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil para a Rio+20, afirmou que algumas desistências são compreensíveis, pois cada país tem que avaliar sua vinda, levando em consideração fatores internos, que podem ter sido alterado sem função da crise econômica mundial. Para ele, isso em nada diminui a importância e o prestígio da Conferência. "Todos nós sabemos que aRio+20 é uma Conferência dirigida para o futuro, para o longo prazo. Nós estamos pensando como omundo vai funcionar nas próximas décadas, diante de todos os desafios. Agora, no meio disso tudo, os países têm suas crises, suas situações, suas eleições, suas circunstâncias e, é totalmente normal que avaliem por si próprios a possibilidade do chefe de Estado ou de governo vir ao Brasil. Esso não coloca em questão a relevância da Conferência", frisou Corrêa.
Ele disse ainda que a confirmação da presença de François Hollande, presidente recém-eleito na França, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, reforçam a importância da Rio + 20. "Nunca houve uma tendência de que os chefes de Estado ou de governo não viessem. Essa é uma Conferência que todos reconhecem que é da maior importância. Por isso que nós já estamos com mais cem chefes de Estado confirmados. A confirmação do Putin edo Hollande, mostra que mesmo para os chefes de Estado que acabam de ser eleitos ou reeleitos, a Conferência é importante", reforçou.
Para Sérgio Besserman, presidente do grupo de trabalho da prefeitura do Rio para a Conferência, também presente ao evento, deve haver outro motivo para a não vinda dos representantes europeus para o Brasil.
Algo maior do que o aumento dos preços. "A minha opinião é de umcarioca meio irritado com a desculpa que eles deram para não vir. A crise europeia é dada, mas eles podem, perfeitamente, pagar uns trocados a mais por quarto de hotel.
Então, eu não acredito que esta seja a verdadeira razão. Lamento que o Parlamento Europeu não venha. A União Europeia sempre teve uma vanguarda dessa transição (para a economia verde) e eles deveriam ter considerado essa questão como muito mais relevante do que dois mil ou três mil dólares para lá ou para cá", ressaltou.
Efeito cascata A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem requerimento do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que cobra do prefeito do Rio, Eduardo Paes, providências sobre os altos preços praticados pelos hotéis durante a Rio+20. A expectativa é de que mais de cem chefes de governo ou de Estado venham ao Rio, no período que vai de 13 a 22 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário