sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reitora da UESC participa de reunião com o vice-presidente da República

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Adélia Pinheiro, participou de audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O encontro faz parte de um conjunto de ações políticas da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na busca de financiamento federal para o custeio das Universidades Estaduais e Municipais.
Um dos pontos da reunião com a comitiva da Abruem foi a solicitação de apoio à proposta de repasse de recursos financeiros do Governo Federal para o custeio das instituições mantidas por estados e municípios, na proporção de R$ 1 mil/ano por aluno matriculado.
Segundo a reitora Adélia Pinheiro, o vice-presidente da Republica, Michel Temer, manifestou apoio às reivindicações da Abruem e solicitou, ao deputado federal Carlos Bezerra, a elaboração de um anteprojeto de lei para ser levado à Câmara dos Deputados e, posteriormente, ao Senado, incluindo as universidades estaduais e municipais no Orçamento da União.
A possibilidade de financiamento do governo federal ao custeio das universidades estaduais e municipais é uma bandeira da Abruem, desde que a entidade foi criada em 1991.
 As instituições de ensino superior associadas à Abruem representam, atualmente, mais de 40% dos alunos de graduação e pós-graduação stricto-sensu matriculados no sistema público no Brasil.
Na audiência, ocorrida terça-feira (8), a reitora Adélia Pinheiro também representou o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.
Participarem da comitiva o presidente da Abruem, o reitor João Carlos Gomes, da (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); Adélia Pinheiro (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC); Adriano Aparecido Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT); Aldo Nelson Bona (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO); Antonio Heronaldo de Sousa (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC); Dijon Moraes Junior (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG); José Augusto Silva Oliveira (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA); e Silvério de Paiva Freitas (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário