quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alunos da UESC vão atuar na Rio+20

 Dois estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC vão atuar na Rio+20. Jamário Souza, estudante do 9º semestre do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) e Cintia Dantas, formada pelo mesmo curso, da UESC e que hoje trabalha na Organização Mundial de Saúde (OMS) foram selecionados para trabalhar na Conferência Rio+20, que acontecerá nos dias 20 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Eles participaram de um processo de seleção, aberto em abril para jovens estudantes e profissionais de todo o país interessados em trabalhar como voluntários no evento.
Na ocasião foram oferecidas 400 vagas para universitários – graduação e pós-graduação – ou para profissionais formados para atuarem como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio à sociedade civil, entre outras.
Com a Conferência Rio+20, entende-se que o século XXI inaugura uma nova forma de ver o mundo. “Pensa-se em uma sociedade capaz de crescer, mas sem se esquecer da relação existente entre o ser humano e a sua morada, o planeta Terra, como também se exige que o crescimento econômico não se afaste da democracia. Essas talvez sejam as duas ideias-chaves para o mundo atual”, sentencia a professora Ticiana Grecco Zanon Moura, ao passar a informação sobre a escolha dos dois alunos do curso. A coordenadora do curso LEA acrescenta que “desenvolver sem respeito ao meio ambiente é insustentável”.
É nesse sentido que ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é mais conhecida, Rio+20), que se realizará no Brasil, no próximo mês. A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, e o 10° aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS), promovida em Joanesburgo, África do Sul, em 2002. Com a presença de chefes de Estado ou outros representantes, a expectativa é de que a Rio+20 seja uma conferência do mais alto nível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário