sexta-feira, 15 de junho de 2012

“Gabriela” mostrada para a imprensa e mercado publicitário

O município de Ilhéus viveu um momento inesquecível na noite da última quinta-feira (14) com a apresentação do remake da novela “Gabriela” para a imprensa e para o mercado publicitário da região. Promovido pela TV Globo e TV Santa Cruz, o evento aconteceu no Bar Vesúvio, um dos principais ‘cenários vivos’ do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. A noite de celebração contou com a presença do prefeito Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, e da atriz e cantora Emanuelle Araújo, que representou o elenco do remake, previsto para estreiar na próxima segunda-feira (18), a partir das 22h30min. A festa também foi prestigiada por outras autoridades, publicitários, artistas, empresários, profissionais de imprensa, familiares do escritor baiano e representantes de outros segmentos da sociedade local. 
Além de degustar um maravilhoso coquetel, os convidados tiveram a oportunidade de assistir a um resumo do primeiro capítulo de “Gabriela”, folhetim escrito por Walcyr Carrasco e dirigido por Mauro Mendonça Filho. Inspirada na obra de Jorge Amado, a novela será exibida no horário das 23 horas e contará com grande elenco. Entre eles, Juliana Paes (Gabriela), Humberto Martins (Nacib), Antônio Fagundes (Ramiro Bastos), Mateus Solano (Mundinho Falcão), Marcelo Serrado (Tonico Bastos), Vanessa Giácomo (Malvina Tavares), José Wilker (Jesuíno Mendonça), Maitê Proença (Sinhazinha Mendonça), Ary Fontoura (Coronel Coriolano) e Ivete Sangalo (Maria Machadão). No final do evento, os convidados ainda tiveram a oportunidade de conferir um belo show com o cantor Fábio Souza, que interpretou algumas músicas da trilha sonora. Para o prefeito Newton Lima, “o remake de ‘Gabriela’ será uma oportunidade única para a cidade, que, mais uma vez, será divulgada nos quatro cantos do país por meio da obra imortal de Jorge Amado”. Já na opinião do presidente da Fundaci, Maurício Corso, “a apresentação da novela global em Ilhéus transformou-se em um dos grandes destaques das comemorações que celebram o centenário de nascimento do escritor baiano”. Por sua vez, o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, afirmou que “Gabriela” é mais do que um produto televisivo. “Na verdade, trata-se de um marco para Ilhéus, que tem a sua riqueza natural e cultural tão bem contada por Jorge”. Representando a família do escritor, Jorge Amado Neto afirmou que é sempre muito bom voltar ao município e testemunhar tantas homenagens. “Meu avô sempre disse que era devedor desta Terra, uma vez que ela lhe deu a inspiração necessária para a criação de histórias e personagens que acabaram encantando o Brasil e o mundo”.
Depois de “O Astro”, “Gabriela” é o segundo remake escolhido e realizado pela TV Globo para a faixa das 23 horas. Tendo como pano de fundo o universo dos coroneis do cacau, a vida boêmia e o florescimento cultural, a novela retrata a vida de Gabriela, moça simples do sertão baiano que migra para Ilhéus com o objetivo de fugir da seca nordestina. Sofrida, mas muito alegre e sensual, Gabriela encanta os homens da cidade, como o dono do Bar Vesúvio, o estrangeiro Nacib. “Gabriela, Cravo e Canela”, que serviu de inspiração para a novela de 1975 e para o remake de 2012, foi publicado originariamente em 1958 e é um dos grandes sucessos editoriais de Jorge Amado. 
Espaço - A exibição do resumo do primeiro capítulo de “Gabriela” ocorreu no primeiro andar do Bar Vesúvio, espaço que se encontrava ocioso há cerca de 20 anos. Totalmente reformado pelos empresários José Magalhães e Ana Merello, o espaço abrigará a realização de diversos eventos culturais, como exposições, noite de autógrafos, círculos de leitura e pequenas montagens teatrais. A reforma do novo espaço, que contou com projeto do arquiteto português Rui Cores, vai possibilitar a formalização de uma parceria com a Fundaci visando à promoção de alguns eventos. 
Nascido no dia 10 de agosto de 1912 e falecido em 6 de agosto de 2001, Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Amado é o autor mais ‘adaptado’ para a televisão brasileira, incluindo grandes sucessos, como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste” e “Teresa Batista Cansada de Guerra”, além de “Tenda dos Milagres” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. 
Seu trabalho, também largamente adaptado para o teatro e para o cinema, foi traduzido em 55 países e em 49 idiomas e dialetos. A exemplo dos escritores Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, Jorge Amado é representante do chamado modernismo regionalista (segunda geração do modernismo). Durante sua consagrada carreira, o escritor baiano recebeu inúmeros prêmios importantes no exterior, a exemplo do Lênin da Paz (Moscou, 1951), Latinidade (Paris, 1971), Instituto Ítalo-Latino-Americano (Roma, 1976), Risit d'Aur (Udine, Itália, 1984), Dimitrof de Literatura (Bulgária, 1986) e Pablo Neruda (Moscou, 1989). No Brasil, destacam-se o Graça Aranha (1959), Paula Brito (1959), Jabuti (1959 e 1995), Troféu Intelectual do Ano (1970), Prêmio Fernando Chinaglia (1982), Nestlé de Literatura, São Paulo (1982), Brasília de Literatura — Conjunto de obras (1982), Moinho Santista de Literatura (1984) e BNB de Literatura (1985). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário