sexta-feira, 22 de junho de 2012

Programação do Festival do Chocolate traz palestras sobre o cacau e minicursos sobre técnicas de preparação do chocolate

Já estão abertas as inscrições para a Jornada do Cacau e Chocolate, que contempla uma vasta programação com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e setores relacionados. A jornada faz parte do IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, que acontecerá em Ilhéus de 28 de junho a 02 de julho no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Este evento terá como público principal estudantes e profissionais de diversas áreas, produtores de cacau e amantes do chocolate. 

A programação da jornada no dia 29 conta com o “Cacau para sempre”, um espaço de palestras sobre o programa de mesmo nome, que visa à consolidação de uma política pública para a agricultura familiar, com ênfase no cacau. O programa é resultado de uma parceria entre a CAR, a Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria da Agricultura, EBDA, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ceplac. No dia 30 a jornada apresentará o “Preserva Cacau”, abordando temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade. Já o ciclo de palestras do dia 01 de julho, denominado “Cacautec”, contemplará técnicas e inovações tecnológicas sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto. No dia 02 julho será a vez do “Chocoday”, um delicioso dia de palestras dedicadas ao chocolate, com a presença de renomados mestres chocolateiros nacionais e internacionais.
Entre eles está a francesa Chloe Doutre-Roussel, a Madame Chocolat, considerada a maior especialista em chocolates finos do mundo e que participará pela segunda vez do Festival trazendo as novidades da Europa para esta área. A escritora Heloisa L. Bernardes autora do livro "Chique é ser saudável" também participará de palestra sobre a temática abordada em sua obra. Todas as palestras acontecerão das 14 às 18 horas.
Heloisa Bernardes também ministrará workshop com o tema e “O segredo da longevidade”, que acontecerá no dia 02 julho, das 19 às 21 horas e as vagas são limitadas. Os já conhecidos minicursos da Harald confirmaram presença neste IV Festival e trarão as novidades para o preparo e manuseio do chocolate, ensinado as mais variadas técnicas de montagens, recheios, coberturas e decorações, tendo chocolate como ingrediente base. Os minicursos serão ministrados pelo chocolatier André Bispo e acontecerão de 29 de julho a 01 de julho, das 14 às 18 horas. Para realizar as inscrições e obter maiores informações sobre as palestras do IV Festival do Chocolate da Bahia é só acessar o site: www.festivaldochocolate.com.br
O evento é realizado num esforço conjunto de entidades como Secretaria de Desenvolvimento e Integração, CAR, Secretarias de Turismo do Estado e do Município de Ilhéus, Bahiatursa, Secretaria de Agricultura do Estado, Governo da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Ceplac, Ministério da Agricultura, Ministério do Turismo, BNB, Sebrae e MVU Eventos, empresa idealizadora do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário