segunda-feira, 18 de junho de 2012

Reitores brasileiros na missão da ABRUEM conheceram a Goethe Universitat Frankfurt

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Adélia Pinheiro juntamente com os reitores representantes das universidades estaduais e municipais que integram a missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), conheceram a Goethe Universitat Frankfurt, uma das maiores universidades da Alemanha.
Instituição fundada em 1914 como Universidade de Cidadania, é considerada uma instituição relativamente jovem. Em 1932 passou a se chamar Goethe, em homenagem ao poeta e escritor Johann Wolfgang von Goethe. Atualmente, a universidade tem 38 mil alunos, em seus quatro campi: Bockenheim (Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Informática, Geografia Humana); Riedberg (Farmácia, Física, Química, Bioquímica, Geociências e Geografia), Westend; (Teologia, Filosofia, História, Filologia, Arqueologia, Ciências Jurídicas, Economia e Administração); e Niederrad (Ciência Médica, Odontologia e Hospital Universitário). 

Durante a visita, a Goethe Universitat Frankfurt foi apresentada pelo Dr. Martin Bickl (International Office), que colocou o Escritório Internacional a disposição para contatos dos alunos de graduação e pós- graduação das universidades brasileiras que tenham interesse em estudar na sua instituição. Coube ao presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, destacar os interesses das universidades brasileiras em relação ao Programa Ciência Sem Fronteiras com as universidades alemãs.
Atualmente a Goethe Universitat Frankfurt possui aproximadamente 100 estudantes brasileiros. Além disso, possui bolsas de estudos da própria instituição para alunos estrangeiros (300 euros mensais durante 12 meses). Estas bolsas complementam outras bolsas para estudantes que se destacam. Aos estudantes interessados em fazer doutorado, existe o Grade Services (apoio aos alunos estrangeiros de doutorado). Uma rede de Integração de Cooperação e suporte para o aluno que vem fazer sua pós- graduação nesta universidade. Os doutorandos interessados em conhecer as opções de cursos podem acessar o www.grade.uni-FRANKFURT.de.
A Missão Internacional da ABRUEM segue até o próximo dia 22 de junho em terras alemãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário