quarta-feira, 18 de julho de 2012

Campanha contra Poliomielite vacinará até este sábado

Esta é a última semana para vacinar as crianças contra a poliomielite. A campanha segue até este sábado (20) e vacinará todas as crianças menores de cinco anos. A campanha contra a poliomielite foi lançada no último dia 16 de junho pelo Ministério da Saúde e prorrogada até o dia 20 de julho, com a finalidade de atingir um maior número de crianças. A meta da campanha para o município é vacinar 14.340 crianças na faixa etária do público-alvo. Os pais devem ficar atentos e não deixar de apresentar o cartão de vacinação da criança na hora de receberem a gotinha.
A vacinação acontecerá diariamente até o dia 20 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família. Ilhéus também participou do “Dia D” da campanha (16 de junho), data em que foram instalados diversos pontos extras de vacinação em diferentes lugares da cidade para o combate a Pólio. Muitos são os esforços para a erradicação global da pólio. Seguindo-se a uso disseminado da vacina contra a doença, a incidência de poliomielite declinou radicalmente nos países industrializados.

Um esforço global para erradicação da pólio, liderado pela Organização Mundial da Saúde, Unicef e Fundação Rotary, começou em 1988, baseado na vacina oral contra pólio de Albert Sabin. Caso consiga-se erradicar a poliomielite do mundo, vacinas posteriores contra pólio serão desnecessárias. Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade, que acomete principalmente as crianças pequenas, pode ser prevenida através da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário