sexta-feira, 6 de julho de 2012

Itabuna incluída no Programa “Cidades Digitais” do Governo Federal

Melhorar a gestão e os serviços públicos municipais, a partir do maior acesso da população à Internet, estão entre os objetivos principais do projeto-piloto “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações (MiniCom), que será implantado em Itabuna até o mês de dezembro deste ano. A iniciativa prevê a instalação de uma rede de fibra ótica de até 20 quilômetros no interior do município, que atenderá inicialmente quatro terminais públicos para a conexão gratuita, com sede no Centro Administrativo Firmino Alves.

De acordo com o Chefe da Divisão de Geoprocessamento e Internet da Prefeitura Municipal de Itabuna, Michael Helder Paixão Cardoso, o município concorreu com 192 cidades de todo o Brasil, sendo que, desse número, 80 foram selecionadas, restando apenas nove cidades baianas. “A proposta é viabilizar inclusão digital, difusão de conhecimentos, permitindo ainda à população o acesso aos diversos serviços do Governo Municipal”.
O cabeamento de fibra ótica partirá da Solução Gerenciadora da Infraestrutura (SGI), ou seja, o núcleo de gerenciamento, que estará funcionando na sede do Poder Público Municipal. Serão instalados inicialmente quatro pontos de acesso à internet gratuita, no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem), na Biblioteca Pública Municipal, abrangendo a praça Rio Cachoeira, na praça do bairro São Caetano e outro local que ainda será definido. Em alguns desses pontos serão oferecidos cursos gratuitos de informática.
A instalação de uma rede tecnológica, que oferece Internet gratuita ‘a população representa a busca pela inclusão digital, a desburocratização nos serviços públicos municipais, bem como a realização de procedimentos cirúrgicos assistidos por especialistas em outras localidades, a partir da instalação da fibra ótica. A ideia, segundo Cardoso, é transformar a cidade de Itabuna em modelo de tecnologia e conectividade, gerando um “polo de desenvolvimento de software, em parceria com a Uesc, com o objetivo de atrair empresas do setor e, consequentemente, resultar na geração de emprego e renda”.
Investimento
Além da Uesc, a rede contará com a participação de entidades filantrópicas para fomentar a Rede Metropolitana de Itabuna (RemIta), a partir da troca imediata de dados entre as instituições que o município tinha dificuldade de alcançar. O projeto contribui ainda para uma gestão cada vez mais transparente do poder público municipal, que tem investido na transparência das ações.
O projeto está fase de ajustes técnicos para cumprir o calendário do Ministério das Comunicações, que ainda verificará a política de rede e a velocidade da conexão, que deverá ultrapassar 34 megabytes, já que a pretensão é expandir a rede para várias partes do município. Com a rede de fibra ótica é possível redistribuir o acesso para instituições mais próximas, como postos de saúde e escolas.
O município ficará responsável por fornecer a estrutura para a instalação dos equipamentos, além de funcionários, que serão capacitados por empresas contratadas pelo Ministério. Ao mesmo tempo, a cidade será contemplada com softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário