terça-feira, 17 de julho de 2012

Missões empresariais do sul da Bahia ampliam visão de mercado

Empresários de supermercados participam da SuperBahia, em Salvador, e representantes da área de panificação estarão em feira setorial, em São Paulo
Proprietários de supermercados e panificadoras do sul da Bahia participam de duas missões empresariais, para conhecer novos modelos de inovações tecnológicas, trocar experiências sobre o aprimoramento de gestão, ampliar as redes de contatos e promover novos negócios. Duas caravanas deixaram a região e tomaram destinos diferenciados. Um grupo de empresários ligados à Associação de Mercados e Supermercados de Bairro de Itabuna (Redemec) está em Salvador e participa da Feira Baiana de Supermercados, Atacadistas e Distribuidores (SuperBahia), que acontece até o dia 18 de julho, no Centro de Convenções da Bahia.

Já o outro grupo, do setor de panificadoras, encontra-se em São Paulo, na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (Fipan). A meta de todos eles é melhorar a competitividade e fazer o negócio avançar, atraindo um maior número de parceiros comerciais. Tanto em Salvador quanto em São Paulo, as missões são ancoradas pela Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus.
Na SuperBahia, membros da Redemec participam, nos dias 17 e 18, das Rodadas de Negócios entre 30 vendedores e 130 compradores do interior. Estima-se que somente nesta feira, sejam realizados R$ 40 milhões em novos negócios. Por isso, a participação do grupo é comemorada pelos participantes. “Com certeza, é uma oportunidade única para quem está pretendendo realizar excelentes contratos”, destaca Karla Peixoto, gestora do Projeto Comércio e Serviços da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus.
A Redemec reúne 12 associados e 14 lojas, oferta 1,8 mil diferentes produtos e gera 150 empregos diretos. Com o apoio do Sebrae, empregadores e funcionários tiveram sua realidade modificada a partir de melhoria da rede física dos estabelecimentos e treinamento das equipes. “Era preciso investir em melhorias para permitir que eles continuassem competitivos na cidade onde sempre há novidades no setor”, explica Karla.
A capacitação resultou na diminuição das perdas e na melhoria do atendimento. A intervenção também contribuiu no aumento médio de 70% no faturamento das lojas. Segundo dados do Sebrae em Ilhéus, cresceu também em 55% a oferta de vagas de empregos diretos, e foi registrado crescimento da área (espaço físico) das lojas associadas de 110m² para 165m², em média.
Novidades tecnológicas - Já a Fipan, que acontece até o dia 20, no Expo Center Norte, é considerado um dos mais renomados eventos do setor no Brasil. Até o final da feira, são esperadas mais de 50 mil pessoas. No ano passado, foram cerca de R$ 1 bilhão em negócios fechados. Além de mostrar exposições de equipamentos de panificação e inovações tecnológicas em máquinas para padaria, a Fipan 2012 também sediará um Ciclo de Palestras, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo.
A gestora de Projetos Especiais do Sebrae em Ilhéus, Valdinéia Borges, destaca a importância da participação neste evento. A ideia central, segundo ela, é mostrar aos empresários um leque de novas oportunidades de produtos e serviços que eles podem implantar nos estabelecimentos, ampliando seu raio de atuação. Durante a feira, eles poderão participar de debates sobre segurança e saúde no trabalho, acesso a crédito, negócios familiares, modelos de gestão, design, marketing digital para panificação e demais tendências do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário