segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nova Medida poderá solucionar dívida do cacau

Após uma grande luta entre cacauicultores e governo, enfim, os produtores vislumbram a solução da dívida que se arrasta por anos e impede que novos créditos sejam adquiridos na região.
De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Cacau (APC), Guilherme Galvão, em entrevista a TV Mercado, a solução poderá sem aprovada pelo governo nos próximos dias. “O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), afirmou que a situação da dívida não foi solucionada, mas deverá encontrar uma solução até agosto, quando ocorrerá uma nova reunião”. 

Segundo Galvão, será criado um comitê representativo dos cacauicultores, para junto com o governo, avaliarem a proposta, com o objetivo de aprovar a quitação do PESA, através da renegociação das dívidas e com isso a liberar o crédito para uma média de quatro mil e quinhentos cacauicultores que aderiram ao program
“Nós não receberemos isso de graça, será uma renegociação, através da compra da dívida do PESA, pelo Banco do Nordeste, e com um prazo maior para quitação, que será de um ano e meio”, informa Galvão.
A dívida dos produtores de cacau, no total chega a um bilhão de reais, onde quase cinco mil produtores ainda são considerados inadimplentes e não conseguem novos créditos para a cacauicultura.
Guilherme Galvão finaliza informando, que enfim, se aprovada a MP, os cacauicultores poderão investir na cultura e aumentar a produtividade. “Essa é uma conquista de todos os produtores, com o apoio importantíssimo do Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, que lutou junto com os produtores para viabilizar a produção do fruto no estado, através do destravamento do crédito”, conclui. Fonte: Mercado do Cacau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário