segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Alunos da UESC retornam da Universidade de Coimbra

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, prof. Dra. Adélia Pinheiro recebeu em seu gabinete, os estudantes dos cursos de Educação Física, Biologia, Letras e Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que estudaram por dois anos na Universidade de Coimbra, em Portugal. 
O grupo está entre os 196 discentes de 28 instituições de ensino superior brasileiras, cujos projetos foram selecionados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para receberem bolsas de graduação no Programa de Licenciaturas Internacionais, numa parceria com a Universidade de Coimbra. 
Nos 28 projetos selecionados estavam incluídas apenas três universidades estaduais brasileiras. Cada projeto teve direito a sete bolsas de graduação-sanduíche em Portugal. A UESC enviou mais três estudantes, cujas despesas serão custeadas pela Universidade e o Grupo Coimbra. 
Participaram do projeto da UESC, coordenado pelo professor Fernando Faustino de Oliveira, o estudantes Joel Gomes da Silva Neto (Letras), Elaine Oliveira de Moraes (Biologia), Julley Oliveira Alencar , Aline Vinhas de Souza, Maria Orlandia de Melo Belmiro, Alice Mércia de Santana Mendes e Valvine Barreto Santos (Educação Física), Thiana Santiago Nascimento, Danilo de Souza Araújo e Jucilane Silva de Melo (Química). 
As bolsas foram destinadas a estudantes que ja tinham cursado ao menos dois semestres da graduação, feito todo o Ensino Médio e pelo menos dois anos do Ensino Fundamental em escolas públicas. Para a seleção, os candidatos comprovaram, ainda, o bom desempenho acadêmico. 
Os bolsistas tiveram direito a seguro saúde e auxílio instalação, auxílio mensal e passagem aérea. Durante o período que estiveram estudando na Universidade de Coimbra os estudante puderam desenvolver missões de trabalho, com duração mínima de dez e máxima de 30 dias, com o objetivo de facilitar a integração dos alunos à nova cultura universitária, bem como de ajustar as respectivas estruturas curriculares e de acompanhar o desenvolvimento do projeto. 
Os estudantes vão concluir os seus cursos na UESC e ao final recebem o diploma das duas Universidades. Todos têm planos de voltar à Europa, após a graduação, para continuar estudos e pesquisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário