quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Criança Sadia anda com o cartão de vacinação em dia: Vacine seu filho até sexta-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação, que foi iniciada no último sábado (18), segue até esta sexta-feira (24) em Ilhéus. O tema desse ano é “Criança Sadia anda com o cartão de vacinação em dia”. A vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos. 
De acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Ilhéus, a campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação e diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. Para isso, serão disponibilizadas as vacinas contra BCG, pólio, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, meningocócica, pneumocócica. 
Os responsáveis pelas crianças devem comparecer em um dos postos da rede municipal portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a necessidade de cada um. Em Ilhéus mais de 25 unidades estarão realizando a multivacinação esta semana, incluindo o Centro de Testagem e Amostragem , antigo Sesp, localizado no centro da cidade. O horário de funcionamento dos locais de vacinação é das 8 às 17 horas. 
Novas vacinas - A campanha de multivacinação deste ano apresenta ainda uma novidade: a introdução de duas novas vacinas no calendário vacinal das crianças. A Pentavalente e a VIP (Vacina Inativada Poliomelite). A Pentavalente substituirá a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças: além da difteria, coqueluche, tétano e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae, a Pentavalente passa a imunizar, também, contra a hepatite B. A inclusão da Pentavalente no calendário vacinal reduz uma picada nas crianças, diminuindo as idas aos postos de saúde. 
A outra vacina que será introduzida no calendário vacinal é a VIP (Vacina Inativada Poliomelite), imunização injetável contra a poliomielite. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização. Assim, esta nova vacina não invalida a campanha tradicional realizada em duas fases com gotinhas. A VIP só vai ser aplicada nas crianças que ainda não tomaram a versão oral (gotinhas), ou seja, para as crianças que vão começar o calendário vacinal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário