quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Em Ilhéus Roberto Cordovani faz o 1º workshop com atores realizado no Brasil

O ator, produtor e diretor teatral Roberto Cordovani está em Ilhéus esta semana para a estreia do premiado espetáculo “O retrato de Dorian Gray”, que acontece nesta quinta-feira (30) no Teatro Municipal. Antes da estreia, Cordovani promoveu nos dias 27 e 28, ao lado do ator Bruno Portela, a Oficina de Técnicas Interpretativas para atores da região. O workshop contou com a participação de 38 pessoas e aulas foram ministradas no próprio teatro. 
Roberto Cordovani, que na peça dá vida ao personagem de Dorian Gray, explicou que se trata da primeira experiência de workshop para atores e aspirantes realizada no Brasil. “Foi muito positivo. Foram abertas 20 vagas e no primeiro dia apareceram 38 pessoas, quase o dobro do número disponível.O curso foi uma ótima oportunidade para fazer as pessoas pensarem e refletirem a respeito do teatro e da contribuição que cada um pode dar para enriquecê-lo”. Durante os dois dias foram abordados temas como a catarse na interpretação, o teatro naturalista, as principais técnicas dramáticas e o teatro brasileiro na Galícia (Espanha). Ao final, todos receberam certificado de participação. 
O presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, também avaliou de maneira positiva a realização do workshop. “Trouxemos uma oficina internacional inédita e gratuita que atendeu a necessidade de fortalecer a arte e o artista de teatro local, valorizando a formação e qualificação de pessoal em cultura”. Na opinião da atriz e professora de teatro, Márvila Araújo, o curso foi de suma importância para a sua carreira profissional porque trouxe de volta o espírito livre do ator. 
Para o ator e Diretor do Grupo Cia Casa Aberta de Teatro (CCAT), Ruy Penalva, o curso foi de grande importância para os artistas locais terem esta oportunidade ímpar, principalmente para uma região tão carente ter o privilégio de aprender com um profissional de grande talento como Cordovani. Já o ator e integrante do CCAT, Germano Lopes, afirmou que ter sido gratificante participar de um workshop com uma personalidade do teatro mundial e poder abrir novos horizontes como ator. O ator iniciante Jorge Hatus também fez questão de elogiar Cordovani. "Além de talentoso, Cordovani é um profissional que soube respeitar cada participante, mesmo que ator esteja no início da carreira, ele conseguiu acrescentar muitos conhecimentos novos para todos". 
“O Retrato de Dorian Gray” é inspirada na obra prima de Oscar Wilde, considerada um dos maiores clássicos de todos os tempos da literatura ocidental. Apresentada em vários países da Europa, a peça teatral já faturou inúmeros prêmios, como os de “Melhor Cenário” (Roberto Burle Marx), na Galícia, e de “Melhor Ator” (Roberto Cordovani), em Londres. Além de Roberto Cordovani, o trabalho também traz, no elenco, os atores Bruno Portela, Ramon Cabrer e Cristina Collazo. O espetáculo é apresentado sempre às 21h e os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do TMI, ao preço de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Depois de Ilhéus, a montagem segue para Porto Seguro, onde será apresentado nos dias 1º e 2 de setembro, e retorna para Espanha. 
Sobre Roberto Cordovani - Além de ator, diretor, produtor teatral e coproprietário do Teatro “Arte Livre”, localizado em Vigo, na Galícia, Espanha, Roberto Cordovani é o autor do livro “O Teatro Brasileiro na Galiza”, publicado pelo Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística da Universidade da Coruña. O artista também já foi premiado com o espetáculo “Olhares de Perfil (O Mito de Greta Garbo)” no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) e como melhor ator protagonista no Carrefour de L´Europe (França 1988), Charrington London FringeAwards (Inglaterra 1988) e no Prêmio da Mostra Internacional do Festival de Outono de Madri (Espanha 1994). Com o espetáculo Eva Perón, recebeu o Prêmio Compostela de Teatro de mesma categoria em 1995, na Espanha. Cordovani soma em sua carreira artística, um total de 35 produções em 11 países, com, aproximadamente, 5.850 representações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário