sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Expoente da Etnomatemática fará a aula inaugural do Mestrado em Matemática

O auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto será o espaço em que acontecerá a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UESC (PPGEM), no dia 18 deste mês, a partir das 8h30min. Para abrilhantar esse evento foi convidado para ministrar a aula inaugural, o prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio, pai da Etnomatemática, considerado o mais renomado teórico da Educação Matemática no Brasil e um dos mais importantes no mundo.
 “Embora o prof. D’Ambrósio dispense qualquer apresentação, cabe pontuar dois importantes prêmios internacionais que ele recebeu na última década, os quais nos orgulham enquanto brasileiros: em 2001 foi laureado pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por suas sólidas e constantes contribuições à história da matemática; em 2005, ganhou da Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI) a Medalha Felix Klein pelo reconhecimento de suas contribuições no campo da Educação Matemática‘’, disse a professora Dra. Eurivalda Santana, coordenadora do Mestrado em Matemática.  
Ubiratan D’Ambrósio é professor emérito de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); reitor fundador da Universidade Virtual Latino-Americana; “fellow” da American Association for the Advancement of Science (AAAS) e presidente de honra da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem). “As palestras proferidas pelo prof. D’Ambrósio são sempre momentos de grande troca de conhecimentos”, disse a coordenadora do PPGEM. 
Durante o evento serão lançados dois livros: Adição e subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem? de autoria da Dra. Eurivalda Santana, com o selo da Editus; e Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas, de diversos autores baianos, organizado por Dr. Claudinei Sant’Ana e as doutoras Célia Nunes e Eurivalda Santana, editado pela Via Litterarum e Edições UESB. Previstas também exposição e vendas de livros e revistas da SBEM e de professores da PPGEM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário