quarta-feira, 22 de agosto de 2012

“O Retrato de Dorian Gray” no Teatro Municipal de Ilhéus nos dias 30 e 31

 Inspirado em um dos maiores clássicos de todos os tempos da literatura ocidental, o espetáculo “O Retrato de Dorian Gray” será apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) nos próximos dias 30 e 31 deste mês, sempre a partir das 21 horas. Apresentada em vários países da Europa, a montagem já faturou inúmeros prêmios, como os de “Melhor Cenário” (Roberto Burle Marx), na Galícia, e de “Melhor Ator” (Roberto Cordovani), em Londres, Madrid, Edimburgo e Santiago de Compostela. Baseada na obra prima do escritor irlandês Oscar Wilde, além de Roberto Cordovani, a peça teatral também traz, no elenco, os atores Bruno Portela, Ramon Cabrer e Cristina Collazo. 
Vigoroso e contrário à moral burguesa da sua época, “O Retrato de Dorian Gray” é a principal obra-prima de Oscar Wilde. De acordo com a maioria esmagadora dos especialistas, trata-se de “uma das mais célebres histórias da literatura inglesa”. Para eles, o êxito permanente da obra se prende não só na originalidade da sua trama, mas, também, nas ideias estéticas e ao estilo brilhante do seu refinado autor. 
“O Retrato de Dorian Gray” se revela atual e rico de conteúdo, envolvendo a busca da perfeita realização sexual e a afirmação de uma arte que vale por si mesma. 
A espantosa história de um homem que se mantém jovem enquanto o seu retrato envelhece, mostrando, ao longo da narrativa, sinais da sua degradação física e moral. 
“O Retrato de Dorian Gray” conta com cenários desenhados pelo brasileiro Roberto Burle Marx, considerado um dos maiores paisagistas mundiais de todos os tempos. Marx é criador da parte urbanística de Brasília, do Rio de Janeiro (Aterro do Flamengo, Parque Lage e Jardim Botânico) e dos novos jardins do Louvre, em Paris. Além disso, o espetáculo reúne 35 trajes criados por Conrado Segreto, um dos grandes nomes da moda brasileira. Desde alegorias, calçados e bijuterias, a estética de Conrado Segreto mostra-se fiel ao estilo exuberante de Oscar Wilde. A ficha técnica de “O Retrato de Dorian Gray”, peça produzida pela Companhia Internacional de Teatro “Arte Livre”, inclui ainda direção de Roberto Cordovani, trilha sonora original de Cláudio Lucci e Mônica Marsolla e efeitos especiais e restauração de cenários de Bruno Portela. Ao todo, são 12 personagens, 32 trocas de roupa, quatro coreografias e 70 trocas de luzes. 
Atendendo a um convite de Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o premiadíssimo ator e protagonista de “O Retrato de Dorian Gray”, Roberto Cordovani, estará ministrando nos próximos dias 27 e 28, das 7 às 10 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), um workshop para atores. Os interessados na oficina sobre direção e interpretação já podem procurar o setor de projetos da Fundaci, no centro da cidade, em horário comercial, para efetuarem suas respectivas inscrições. 
Casar pra quê? – Antes da apresentação do espetáculo internacional “O Retrato de Dorian Gray”, o público de Ilhéus e da região terão a oportunidade de conferir a peça “Casar pra quê?”, vista por mais de 600 mil pessoas. Sucesso de público e de crítica, o trabalho conta com direção de Eri Johnson e traz no elenco os atores Alessandro Anes e Michelle Martins. A montagem será apresentada no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) neste sábado (25), a partir das 21 horas, e no domingo (26), a partir das 20h30min. 
“Casar pra quê?” é uma comédia romântica que nasceu da vontade do ator e autor Alessandro Anes de levar para os palcos um espetáculo onde a comunicação com a platéia acontecesse de maneira intimista e divertida. Para criar a montagem, Anes passou a observar papos de corredores e trechos de conversas de bar. De posse de uma verdadeira coleção de pérolas sobre o complicado relacionamento entre homens e mulheres, acabou juntando o que considerou mais absurdo, inusitado e engraçado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário