quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Prossegue vacinação contra raiva

Os proprietários de cães e gatos em Ilhéus que ainda não vacinaram seus animais contra a raiva ainda terão mais alguns dias prazo. Apesar de a campanha estadual antirrábica ter encerrado suas atividades na última sexta-feira (10), o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Ilhéus continuará realizando vacinação. O animais poderão ser levados de segunda a sexta-feira, pela manhã, ao CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. A população de cães e gatos existentes em Ilhéus atualmente é estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Bichos de estimação que possuem mais de três meses de vida devem ser imunizados. Já os animais de 03 a 06 meses de vida devem voltar para uma segunda dose após trinta dias. É importante ressaltar que a vacina antirrabica deve ser tomada uma vez por ano
Segundo o coordenador do CZZ, Aloísio Correia, é preciso manter a vacinação para que as metas do município possam ser concluídas vacinando o maior número possível de animais. Aloísio, salienta, que os proprietários de animais deve se conscientizar da importância desta vacinação. “A raiva é uma doença grave e vacinar mantêm não só o animal protegido, mas também o próprio homem”, afirma o coordenador.
A campanha antirrábica teve início no dia 9 de julho e seguiu até o dia 9 de agosto. Durante esse período, a vacinação foi realizada diariamente no CAE III (antigo Sesp). O “Dia D de Combate à Raiva”, considerado o ponto alto da campanha, aconteceu no dia 28 de julho, com mobilização das equipes em todo o estado. Nesse dia, postos de vacinação fixos e diversos postos volantes foram espalhados em todas as zonas da cidade. A campanha contou ainda com atendimento a domicílio para animais de grande porte e cobertura vacinal da zona rural.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone (73) 3634-4434. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário