sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
'Dize-me com quem andas e eu direi quem és!' A partir deste ditado, vemos as relações de exclusão que são estabelecidas entre os 'santos' e os 'pecadores'. E claro que quem é 'santo' não pode conviver com os 'pecadores' pois correrá o risco de se contaminar e se tornar um deles. Esta é a lógica da mentira e do farisaísmo que marca a vida de muitos de nós. Ninguém é 'santo', pois só Deus é Santo, e o pecado marca a nossa existência, e quem disser que não é pecador, é mentiroso, logo não somos melhores que ninguém. Se uma pessoa é reta de coração, deve conviver com todos para que possa testemunhar a todos o amor de Deus, a vivência na busca da santidade, e assim colaborar com a conversão dos pecadores.
NOTÍCIAS
Voluntários internacionais já trabalham pela JMJ Rio 2013
“Votar é uma das tarefas mais importantes do mundo”, afirma Pedro Gontijo, secretário executivo da CBJP
Dilma recebe credenciais do Núncio Apostólico do Brasil
Pe. Zezinho está internado após sofrer isquemia cerebral
CRB e CNBB promovem Seminário de Comunicação para Religiosos
OSIB promove reflexão sobre o acompanhamento vocacional Voluntários internacionais já trabalham pela JMJ Rio 2013
A organização da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 conta, desde agora, com a colaboração de cinco voluntários internacionais atuando já no Brasil. Para quatro deles, o último dia 18 de setembro foi o primeiro dia de serviço. Muitos voluntários internacionais estão trabalhando à distância.
Primeira voluntária internacional a vir para o Rio, a francesa Stephanie Nizery, chegou no início de agosto e está alocada no Setor de Traduções. Ela veio ao Brasil para fazer um intercâmbio na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e já se engajou no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, após se inscrever como voluntária.
Para os recém-chegados, a nova experiência representa um desafio. Todos eles foram indicados pelo COL da organização da JMJ de Madri, que aconteceu em 2011. No Rio, eles estão hospedados em casa de família, já vivendo o clima de Jornada, como todos os peregrinos serão acolhidos.
A espanhola Maria Paloma Lladó trabalhou durante seis meses no COL JMJ Madri, entre 2009 e 2010, e depois na preparação da Feira Vocacional para divulgar as Missionárias da Caridade. Vir para o Brasil, diz ela, foi um chamado para servir.
“Não sei como será, mas Madre Tereza nos lembra que temos duas mãos para servir e um coração para amar. Deixei minha agência de organização de eventos com meus funcionários e nas mãos de Deus e vim”, disse.
A australiana Elsa Vazquez já participou das jornadas em Toronto, Sidney e Madri. Ela está otimista. Tanto Elsa quanto Maria estão servindo no Setor de Atos Religiosos e Culturais. “Já sinto que a Jornada do Rio será a maior de todas”, garantiu Elsa.
O espanhol Antônio Mateo Santana chegou cheio de disposição para trabalhar no Setor de Voluntários. “Quero ajudar no que puder. Que o Senhor faça por meio de mim o que Ele quiser”, afirmou.
O argentino Benjamin Paz vai atuar no Setor de Comunicação. Para ele, servir em Madri foi impressionante. “Estou feliz com esta nova missão”, declarou.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), dom Orani João Tempesta, acrescentou que virão mais voluntários internacionais. “É importante contarmos com o tempo e a qualificação destes voluntários”, destacou.
Já o diretor do Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento, frisou a importância de contar com a experiência de quem já trabalhou em uma Jornada. “Eles trazem o que já vivenciaram e aprenderam”, concluiu.
O setor já cadastrou 52,5 mil candidatos ao voluntariado, sendo 22,8 mil diocesanos (Rio, Niterói, Nova Iguaçu e Caxias) e 23 mil nacionais. A meta é atingir 60 mil, sendo 45 mil diocesanos, 7,5 mil nacionais e 7,8 mil internacionais. Padre Ramon destacou ainda a necessidade de voluntários em áreas específicas, como tradutores, médicos e jornalistas.

“Votar é uma das tarefas mais importantes do mundo”, afirma Pedro Gontijo, secretário executivo da CBJP

Dia 7 de outubro, aproximadamente de 140 milhões de brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Entender o que faz um prefeito e um vereador pode parecer simples, mas ajuda na hora do voto a escolher o candidato ideal para a sua região.
O prefeito é, acima de tudo, um representante da comunidade, devendo assim ouvir os anseios e as suas reivindicações. Além disso, ele tem a responsabilidade de buscar apoio financeiro dos governos Estadual e Federal, com o objetivo de promover melhorias no município que administra. Já os vereadores são a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo. São eles os responsáveis pela elaboração das leis municipais.
Segundo o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pedro Gontijo, são três os aspectos relevantes que um eleitor deve levar em consideração antes de votar em um candidato. O primeiro é a vida pregressa do candidato, os pensamentos e propostas de campanhas e por último o cociente eleitoral.
“Votar é uma das tarefas mais importantes do mundo, afinal de contas, o que se escolhe numa eleição é a gestão para os próximos quatro anos na sua cidade. Voto é algo sério, tem consequência, por isso a necessidade de averiguar a vida pregressa dos candidatos, para ver se a vida deles, tanto no aspecto privado quanto público, pode ser considerada digna de confiança do eleitorado. Deve-se verificar também como este candidato vive em comunidade, como ele pensa as relações de gênero, de juventude, de família, e depois verificar os aspectos de vida pública, o seu envolvimento com o poder público”, explicou Pedro.
Ainda de acordo com o secretário executivo da CBJP, o eleitor deve identificar o que este candidato apoia ideologicamente. “Assim o eleitor analisa as propostas defendidas por seu candidato e seu partido e são propostas condizentes com que o eleitor deseja. Mas o voto consciente vai mais longe ainda. O eleitor deve observar os nomes que fazem parte da coligação que este candidato está filiado, pois, o seu voto pode ajudar a eleger o seu candidato, mas também, pode eleger pessoas que ele não gostaria que estivessem à frente politicamente de sua região, que entram no chamado sistema proporcional – uma matemática feita entre o chamado quociente eleitoral e o quociente partidário -, já que o voto que um vereador recebe conta para o partido e para a coligação”. 

Campanha Voto Consciente
Sobre a campanha lançada pela Conferência dos Bispos do Brasil, com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), intitulada Voto Consciente, Pedro Gontijo ressaltou que a campanha é “extremamente pertinente, atual e importante, pois a cultura democrática no Brasil ainda é muito nova. Estamos no processo inicial de aprendizado do voto. Muita gente não sabe como funciona o coeficiente eleitoral, o que faz um prefeito, um vereador, então a campanha Voto Consciente veio como uma proposta educativa, como mais uma ferramenta no auxílio da conscientização do eleitorado brasileiro”.
Como é eleito um prefeito?
Diferentemente dos vereadores, os candidatos à prefeitura são eleitos de acordo com um sistema eleitoral majoritário, onde é preciso obter mais de 50% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Caso nenhum candidato atinja essa maioria, os dois mais votados disputam um 2º turno, mas somente nos municípios com mais de 200 mil eleitores e nos casos em que o 1º turno tenha sido disputado por pelo menos 3 candidatos.
Como é o processo para um vereador ser eleito e como é feita a divisão entre os partidos?
Um vereador é eleito de acordo com um sistema proporcional – uma matemática feita entre o chamado quociente eleitoral e o quociente partidário. Quociente eleitoral é o número obtido através da divisão entre a soma dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e o número de vagas disponíveis na câmara de cada cidade. Funciona assim: em uma cidade há oito vagas para vereador e quatro partidos concorrem a elas (A, B, C e D). A legenda A obteve 2.000 votos, a B, 350, a C, 2.900, e a D, 2.550 votos. Um total de 7.800 votos válidos. Dividindo esse total pelo número de vagas (7.800/8), obtêm-se um quociente eleitoral de 975. Assim, de acordo com a lei vigente, apenas as legendas A, C e D conseguiram votos suficientes para atingir o quociente eleitoral e terão direito a preencher as vagas disponíveis. Quociente partidário é número obtido dividindo-se o quociente eleitoral pelo número de votos válidos dados para uma mesma legenda ou coligação de legendas. No exemplo dado, o partido A teria seus 2.000 votos divididos por 975 (quociente eleitoral), o que lhe renderia duas vagas na Câmara Municipal – já que a lei determina que seja descartada a fração. Ocupariam tais vagas os dois candidatos mais votados na eleição.
Fonte: Núcleo de Estudo Sociopolítico (NESP) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Fundação Futura.

Dilma recebe credenciais do Núncio Apostólico do Brasil

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira, 20 de setembro, no Palácio Itamaraty, 18 embaixadores estrangeiros que servirão no Brasil. De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o embaixador ou embaixadora assume oficialmente suas funções no Estado acreditado a partir da entrega de suas cartas credenciais. A solenidade costuma ser um espetáculo de cores e exemplo de diversidade cultural devido ao uso, por alguns diplomatas, de trajes tradicionais, como fizeram hoje os embaixadores de Mianmar, Zâmbia e Emirados Árabes.Antes da cerimônia, a presidenta pediu ao Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informações detalhadas sobre cada embaixador e uma síntese sobre a situação política, econômica e social do respectivo país.Na ocasião, Dilma recebeu as credenciais do Núncio Apostólico no Brasil (nome dado ao embaixador do Vaticano), dom Giovanni d'Aniello; da África do Sul, Mohakama Mbete; de Portugal, Francisco Maria de Sousa Ribeiro Telles; do Paquistão, Nasrullah Khan; da Espanha, Manuel de La Cámara Hermoso; e da Romênia, Diana Anca Radu.Também foram credenciados os embaixadores da Ucrânia, Rostyslav Volodymyrovytch Tronenko; da Jamaica, Alison Stone Roofe; da Eslováquia, Milan Cigán; da Zâmbia, Cynthia Misozi Jangulo; de Mianmar, Tun Nay Linn; e dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Rashed Sultan Alkayatoub.Dilma recebeu ainda as credenciais dos embaixadores da Guatemala, Julio Armando Martini Herrera; da Coreia do Sul, Ko Bon-Woo; da Bolívia, Jerjes Justiniano Talavera; de Omã, Khaled Said Salem Al Jaradi; da Áustria, Marianne Feldmann; e da Noruega, Aud Marit Wiig.

Pe. Zezinho está internado após sofrer isquemia cerebral

Está internado desde a noite desta quarta-feira, 19 de setembro, o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido Pe. Zezinho, cantor, compositor e professor de comunicação. Ele sofreu um isquemia cerebral e está hospitalizado em São José dos Campos (SP). Em um comunicado divulgado por Paulinas Editora na tarde desta quinta-feira, o Pe. Zezinho está se recuperando bem, mas seguirá internado, para observação, sem previsão de alta.Aos 71 anos, Pe. Zezinho atua como professor, apresentador de programas para televisão e rádio, além de intensa agenda de shows. Eventos que estavam marcados para o próximo final de semana, em Mossoró e em Natal (RN), foram cancelados.

CRB e CNBB promovem Seminário de Comunicação para Religiosos

“Novas Tecnologias, Novas relações na Vida Consagrada”. Este é o tema do Seminário de Comunicação que pretende reunir cerca de 300 consagrados e consagradas jovens, formadores, estudantes de teologia e filosofia (junioristas), Superiores Maiores e Coordenadores de Comunidade, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP), de 1º a 4 de novembro próximo. O evento é uma organização da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja prioriza a formação de seus agentes no campo da comunicação. “A Santa Sé tem se preocupado muito com a questão da comunicação. É fundamental para a Igreja e em especial, a Vida Religiosa consagrada, que estejam conectadas para que o nosso anúncio seja cada vez mais abrangente, eficaz e inteligível para as novas gerações”, afirmou.
Na avaliação da presidente da CRB, Irmã Márian Ambrosio, a realização de eventos como esse denota o empenho em responder às necessidades e anseios da Vida Religiosa. “Buscar caminhos de comunicação que nos aproximem da linguagem da juventude e, acentuo ainda, o da agilidade dos serviços. Aprender a usar todo o potencial positivo que os meios de comunicação colocam a nosso dispor, significa responder, muito brevemente, aos grandes gritos com os quais Deus interpela a vida religiosa, hoje”, conclui a religiosa.
O Seminário contará com a assessoria de estudiosos, mestres e doutores na área da comunicação, como Brenda Carranza, Afrânio Wanderley, Fábia Dejavite, Dario Vedana, dentre outros. Religiosos e religiosas, mestres em comunicação e formação de jovens para a vida religiosa, especializados na área da missão e dos processos de comunicação da Igreja como padre Adalto Chitolina, padre Jaime Carlos Patias, Irmãs Joana Puntel e Helena Corazza, padre Pedro Gomes, dentre outros, farão a assessoria de temas afins.
De acordo com a organização, este seminário tem como público alvo, Religiosos e Religiosas Consagrados e Consagradas de votos perpétuos, os formandos de votos simples, estudantes da filosofia e teologia. Para a CRB, essa presença diversificada deve enriquecer o debate e as reflexões, ajudando a vida religiosa a buscar pistas e encontrar respostas para os desafios que as novas tecnologias de informação apresentam.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro através do site da CRB Nacional.

OSIB promove reflexão sobre o acompanhamento vocacional

Entre os dias 17 a 21 de setembro, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), cerca de 70 formadores de seminários menores e propedêuticos de todo o país participaram de um momento de reflexão sobre os “Desafios e pistas para a convivência entre formandos de faixas etárias e experiências diferentes no processo formativo”. O assessor foi o padre Anselmo Matias Limberger, presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros. Em suas palestras, mostrou pistas para o acompanhamento dos jovens que buscam o discernimento e acompanhamento vocacional, bem como do acompanhamento formativo. Na abertura do evento, o padre Valdecir Ferreira, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, apresentou uma reflexão sobre os desafios da evangelização da juventude e a realidade vocacional no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário