quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diocese de Ilhéus - Conscientização Política

D. Mauro com o Papa Bento 
AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Cidadania é a expressão nobre da pessoa que está consciente de seus direitos e deveres e não os despreza ou descuida. Viver implica em alimentar-se, vestir-se; tomar água potável; locomover-se de ônibus, carro ou moto em asfalto ou estrada de terra; estudar em escolas públicas ou privadas; utilizar o hospital ou posto de saúde, etc. Quanto custa o arroz, o feijão, o calçado, a passagem para o transporte? Você sabia que tudo isso depende da Política? O seu voto pode mudar a realidade do município onde mora, se ele não for vendido ou mal empregado. Não fuja à responsabilidade de ser cidadão(ã). Ajude seu município a ser melhor para todas as pessoas. Vote consciente. 
POLÍTICA E COMUNIDADE - Política partidária e comunidade são duas coisas diferentes. Os cristãos podem e devem organizar-se em torno de um determinado candidato sério, de um partido sério porque são cidadãos. A comunidade tem o dever de respeitar e acolher cada um de seus membros mesmo que pensem diferente em assunto de política. Como cidadãos que somos temos o direito de possuir nosso candidato e temos o dever de respeitar a opinião de quem pensa diferente de nós. Não podemos nos deixar conduzir por um "cabo eleitoral". O voto é secreto e ninguém precisa saber em quem eu vou votar. É muito triste quando a comunidade se divide por não respeitar a opinião política dos seus membros. 
O cidadão respeita e quer ser respeitado 
PREFEITO - O prefeito exerce as funções de chefe do Poder Executivo Municipal. 
Cabe ao prefeito: 
1-administrar, planejar o município e cumprir as leis 
2-nomear e exonerar os secretários municipais. Devem ser pessoas competentes na sua respectiva área. 
3-sancionar leis e expedir documentos e portarias e organizar a administração do Município 
4-prestar contas de sua administração à Câmara de Vereadores, ao Tribunal de Contas do Estado e aos munícipes. 
O prefeito que respeita o povo numa administração participativa vai às comunidades, aos bairros, aos movimentos sociais, consultando e ouvindo a população, conhecendo suas necessidades. O bom prefeito é servidor do povo e não dono do poder. 
VEREADORES - Vereador é aquele que cuida do bem estar do município. 
Cabe ao vereador: 
1-representar o povo na Câmara Municipal 
2-fazer as leis que interessam à comunidade e acompanhar sua execução 
3-fiscalizar os atos do prefeito e as contas do município 
4-denunciaras desmandos, atos de corrupção, empreguismo 
5-acompanhar a aplicação do dinheiro público. 
Os vereadores devem corresponder à confiança dos eleitores e participar da vida e das necessidades da população. 
POLÍTICA E POLITICAGEM - Política é o jeito de organizar a sociedade buscando o bem comum. Política é todo o trabalho que a gente faz em favor da sociedade. Politicagem é a política dos exploradores do povo, dos que trabalham contra o povo e a serviço dos interesses de uma minoria. Politicagem é mentir e enganar o povo na época das eleições. É oferecer vantagem em troca de favores. Voto não é mercadoria que se compra e que se vende. 

Enquanto a Política é coisa boa e necessária para a vida das comunidades, politicagem é uma ofensa à dignidade do povo. 
PARTIDO E CANDIDATO - Partido político é uma organização de uma parte da sociedade que possui um programa de governo e propostas concretas para a comunidade. Quando as propostas do partido apenas olham pelos interesses de seus membros e não os do povo, chamamos de corrupção na política. Quando algum vereador aprova a prestação de contas da prefeitura a troco de cargos ou dinheiro, mesmo sabendo que estão erradas, isto é corrupção na política. Existem políticos profissionais que só visam seu interesse pessoal, sua promoção. Estes não tem nada a ver com o povo. Num partido sério, é seu programa que dá ao eleitor condições de cobrar do candidato eleito o cumprimento das promessas feitas durante a campanha. Candidato sério não se filia em partido desonesto. Candidato desonesto não é aceito em partido sério. 
VOTO CONSCIENTE - O voto é a forma que temos de eleger alguém para ocupar uma determinada função no município. É através do voto consciente que o cidadão participa da vida política de seu município escolhendo com liberdade, sem nenhuma coação, o prefeito e os vereadores que vão governar o município por 4 anos. Daí a importância de conhecer o candidato em que você vai votar e o partido a que pertence. Voto é uma grande arma e não podemos abrir mão dele. Não se anula o voto e não se vota em branco. 
CONCLUSÃO - A Diocese de Ilhéus deseja que neste ano tenhamos eleições decentes em nossos municípios. 
1-que o eleitor vote consciente e com espírito cidadão; 
2-que o candidato saiba respeitar o eleitor não fazendo do palanque lugar de agredir pessoas e suas famílias; 
3-que o eleitor seja respeitado em sua escolha política e saiba respeitar a opinião dos outros; 
4-que o eleitor escolha o prefeito e o vereador não por interesses próprios, mas por amor a seu município; que as eleições sejam a festa da cidadania e da democracia! 
Obs: Este folheto tem como base o material produzido pela Diocese da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário