sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Importações de cacau devem ser reavaliadas, segundo Salles


O secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, em entrevista a TV Mercado, informou que as medidas para o controle e aumento da vigilância com as importações de cacau foram solicitadas ao Ministério da Agricultura, por entender que existem problemas e que há uma necessidade de correção urgente para não comprometer a cultura no estado. 
Foi elaborado um relatório pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), relatando a atual situação e solicitando ao Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do MAPA, medidas que garantam a qualidade nas importações de amêndoas. “A gente pode falar com tranquilidade nesse assunto, porque é um assunto relativo ao Ministério da Agricultura e não da Secretária de Agricultura do estado, mas a SEGARI através da ADAB resolveu se posicionar a meses atrás. Na visão dos nossos técnicos existem problemas nesse processo (importação de cacau) e precisamos corrigir. Acreditamos que é necessário mudar a forma como está sendo feita”, informou Salles. 
No inicio de julho, duas cargas de cacau foram retidas na Bahia, por conter larvas e insetos vivos, segundo o Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, - na ocasião -, a presença dos insetos não representavam ameaças a cultura do cacau, mas foi informado em nota, que medidas seriam tomadas para garantir o controle de qualidade das importações. 
De acordo com Salles, a SEAGRI não recebeu oficialmente um posicionamento sobre as avaliações do DSV, que ele afirma que há uma necessidade urgente de mudança. “Consideramos que o governo, através do Ministério da Agricultura tem que avaliar nossa ponderação técnica e rapidamente nos dá um retorno. Até hoje não recebemos o retorno oficial do Ministério da Agricultura com relação ao posicionamento técnico, em defesa da questão de importação do cacau para a Bahia”, afirmou Salles. Fonte: Mercado do Cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário