segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mostra Universitária do sul da Bahia ganha projeção por toda a América do Sul

A terceira edição da MUSA está ainda maior e cheia de novidades. A começar pelo título e abrangência do projeto. Em 2012, visando promover um intercâmbio entre as universidades da America do Sul, nos tornamos a Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual.
O evento continuará acontecendo na cidade de Ilhéus, sendo sediado no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 15 a 18 de outubro de 2012 e tem por finalidade, levar ao público sul-baiano, uma parcela significativa da produção do audiovisual universitário sul-americano possibilitando o intercâmbio entre os produtores locais com produtores nacionais e internacionais, além de divulgar os novos talentos na área do audiovisual, através da exibição de vídeos de curtas, curtíssimas e longas-metragens.
A III MUSA está com inscrições abertas para curtas-metragens universitários de toda a América do Sul (Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) até o dia 15 de setembro, para concorrer na mostra competitiva.
Os curtas-metragens inscritos podem ser enviados tanto pela internet, quanto por correios, em um DVD ou pen drive, com o arquivo no formato .mov ou .mpeg4, e com o codec h.264, com duração de até 20 minutos para as categorias Mostra Competitiva de Ficção, Mostra Competitiva de Documentário, Mostra Competitiva de Animação e com duração máxima de 01 minuto para a categoria Mostra Competitiva de vídeo Minuto.
A divulgação dos resultados da seleção será publicada no site, até 30 de setembro de 2012. Serão premiados pelo júri popular os melhores vídeos nas categorias vídeo minuto com R$ 500,00 (quinhentos reais) e o melhor das três categorias de curta-metragem com o prêmio de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais). Haverá ainda o prêmio do júri técnico em todas as categorias, com o troféu MUSA, confeccionado pelo artista plástico grapiúna Souza, além do prêmio ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo para o melhor curta-metragem baiano. Todos os concorrentes que tiverem seus vídeos selecionados para exibição na MUSA receberão certificado de participação.
Da programação da III MUSA, que será concluída em breve, já se pode esperar quatro dias de atividades intensas com muitos convidados e atrações. O evento vai oferecer três oficinas com profissionais de reconhecimento no mercado audiovisual da América do sul, alem de exibição de longas-metragens com a presença de convidados e também de mesas de bate-papo sobre temas envolvendo a universidade e audiovisual. A programação completa será publicada em breve no site. Informações de como se inscrever estão em: http://www.mostramusa.com/p/inscricoes-2012.html
A primeira edição a MUSA em agosto 2010, inaugurou no interior do estado, um circuito de eventos audiovisuais universitários envolvendo a Bahia. Na segunda edição, o evento tornou-se nacional, com inscrições de toda a parte do Brasil. Compreendemos o momento como sendo de união para a expansão das fronteiras territoriais, e para tanto investimos nas potencialidades de um evento voltado à cultura do continente Sul-americano, estimulando assim a difusão, produção e a reflexão sobre o audiovisual, dando continuidade a um espaço expressivo para os diversos gêneros, tornando a MUSA o ponto de encontro de estudantes, professores, pesquisadores e amantes da sétima arte.
A III MUSA é um projeto selecionado pela Demanda Espontânea, promovido pela Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, conta com o apoio institucional da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz e é uma realização do Núcleo de Produções Artísticas e da Panorâmica Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário