sábado, 29 de setembro de 2012

Parceria entre TIM e Pastoral da Criança viabiliza uso de celular para informações sobre saúde pública

A empresa de telefonia TIM e a Pastoral da Criança confirmaram nesta quinta-feira (27 de setembro) a parceria para utilizar a mobilidade do celular na transmissão de informações sobre o atendimento e qualidade dos serviços públicos de saúde. Depois de ações piloto em cidades do Nordeste e Sul do Brasil, o projeto que capacita articuladores – voluntários da entidade – no envio de informações com ajuda da tecnologia móvel chega à Curitiba, sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança, com uma novidade: o uso das mensagens de texto (SMS). 
Cerca de 40 voluntários da Pastoral da Criança no estado do Paraná serão capacitados hoje para utilizar a telefonia em suas ações junto às Unidades Básicas de Saúde UBS) e aos Conselhos Municipais de Saúde. Com a ferramenta disponibilizada pela TIM, poderão transmitir, pelo próprio celular, informações da Folha de Acompanhamento (FAC Saúde) que informa dados como: se houve a reunião do Conselho Municipal de Saúde naquele mês; se ele (articulador) participou das reuniões com as lideranças da Pastoral da Criança na comunidade; número de visitas que fez às UBS, estoque de antibiótico no dia da visita, se é oferecida a primeira dose de antibiótico às crianças (medida recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde) etc. 
O aplicativo inicial utilizado de janeiro a junho deste ano permitiu o preenchimento das informações via internet pelos celulares. Agora, também, permitirá o envio de dados por SMS. 
A novidade oferecida pela TIM agiliza de forma significativa o trabalho realizado pelos voluntários da Pastoral da Criança. Atualmente, as informações são coletadas por eles por meio de um formulário em papel que é enviado pelos Correios à sede da Pastoral da Criança. Depois, são digitadas e inseridas no Sistema de Informações da Pastoral da Criança. Esse processo leva até três meses entre a coleta e a publicação dos dados. Com a nova ferramenta desenvolvida pela parceria, a transmissão de dados será em tempo real. 
“Esta iniciativa permite que a TIM disponibilize sua tecnologia para atender às necessidades da população. Queremos aproveitar as funcionalidades da telefonia móvel para potencializar ações e demandas importantes da sociedade. A primeira fase do projeto, realizada em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, mostrou resultados muito positivos. Dos quase cem articuladores capacitados nas duas regiões, 70% já utilizam o sistema em seu trabalho”, destaca Alexandre Ratacheski, diretor da Tim Sul. 
Até julho de 2013, estão previstas 35 formações para capacitação dos articuladores para usarem a nova ferramenta digital. 
“A agilidade na informação pode salvar vidas”, diz o coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, ao apresentar dados coletados por articuladores nas unidades de saúde. “A Pastoral da Criança vê com muita esperança o projeto com a TIM e espera que em breve todos os 130 mil líderes voluntários contem com este ágil meio para alcançar a vida plena para todas as crianças”. 
A parceria da TIM e a Pastoral da Criança abrange ainda a realização de campanhas de saúde pública por meio do envio de SMS. Já foram realizadas três ações, com envio de mais de cinco milhões de mensagens de texto sobre cuidados para evitar a desidratação no verão, aleitamento materno e a importância de crianças receberem a primeira dose do antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde. 
Alinhada à estratégia mundial 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou como prioridade para o período 2012/2017 as ações de “e-saúde”, ou seja, a utilização da tecnologia móvel e sem fio a serviço de políticas públicas de saúde. Na avaliação da OMS, essas tecnologias têm potencial para melhorar a prestação de serviços de saúde em todo o mundo. O uso de telefones móveis para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a eficiência da prestação de serviços dentro dos sistemas de saúde é conhecido como mHealth, e é um segmento do campo mais amplo da saúde eletrônica (eHealth).

Nenhum comentário:

Postar um comentário