sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão que atingiu o Nordeste foi causado por curto circuito


Os nove estados da região Nordeste do país foram atingidos por um apagão na noite desta quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26), além do Pará, Tocantins e parte do Distrito Federal. 
Na Bahia, a pane ocorreu por volta das 23h20 e segundo a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligado nacional, do ONS, atingiu todos os consumidores baianos. 
Já o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, não identificou ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão. A companhia baiana afirmou que deixou de receber energia para fazer distribuição. 
Nos últimos 35 dias, essa é a segunda vez que um blecaute como o desta quinta acontece no Nordeste brasileiro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. Com informações do G1.
O apagão  foi causado por um curto circuito que provocou um incêndio em uma linha de transmissão entre as estações de Colinas e Imperatriz, ambas no Maranhão. De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), Hermes Chipp, em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, o sistema de segurança teria desligado a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste. 
Na Bahia, segundo a Coelba, a recomposição das cargas foi iniciada por volta da 00h30, horário local, com o restabelecimento da energia em alguns municípios do sul baiano através das usinas hidrelétricas de Itapebi e Funil. Em Salvador e demais regiões do estado, o fornecimento foi retomado somente a partir das 2h15, após autorização do ONS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário