terça-feira, 9 de outubro de 2012

Avaliação de hotéis baianos definirá nova classificação por estrelas

A escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 está movimentando o setor hoteleiro nacional, inclusive da Bahia, em busca da nova classificação por estrela, estabelecida pelo Ministério do Turismo. 
No estado, um total de 400 empreendimentos, de diversos portes, estão na lista do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para serem certificados e classificados, no nível de uma a cinco estrelas, até o final de 2015, sendo voluntária a certificação. 
O Ibametro, instituto delegado do Inmetro na Bahia, é o órgão do governo estadual responsável pela certificação dos hotéis no Estado. Recentemente o Inmetro divulgou uma lista de hotéis já certificados, que inclui dois empreendimentos baianos: o resort Vila Galé Mares, em Guarajuba (cinco estrelas) e o hotel Porto do Sol, em Caetité, no sudoeste baiano, (três estrelas). 
Padrão internacional - De acordo com o Ministério do Turismo, a definição do número de estrelas de um hotel é feita com base em critérios que avaliam requisitos de sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos aos hóspedes. Os estabelecimentos certificados serão identificados por placa, com marca do governo federal, indicando o tipo de hospedagem e o número de estrelas. 
“A ideia é fazer com que os serviços oferecidos no Brasil se equiparem ao padrão internacional. Para que o projeto alcance bons resultados, o Ministério do Turismo convidou alguns parceiros e entre eles estão o Inmetro e as secretarias de Turismo de cada estado”,a firmou o diretor de Regulação e Mercado do Ibametro, Edson Sales. 
Segundo ele, caberá ao Inmetro e órgãos delegados, fazer inspeções nos apartamentos ou quartos chamados tecnicamente de ‘unidade habitacional’. “Muitas vezes o turista paga por um serviço cinco estrelas e não é atendido conforme as expectativas, gerando frustração. Assim, a certificação é uma garantia de qualidade para o turista”, acrescenta. 
A partir de agora, o ranking de hotéis terá a seguinte classificação: Hotel, Hotel Fazenda, Hotel Histórico, Resort, Pousadas, Flat/ Apart-Hotel e Cama e Café - essa última categoria são casas que oferecem quarto com café da manhã, serviços de limpeza e cobrança de diária. Para conquistar o nível cinco estrelas, os empreendimentos terão que obedecer a um padrão de qualidade com mais de 100 requisitos. 
Considerando que a certificação é voluntária, os hotéis inspecionados que não passarem pela avaliação não sofrerão qualquer penalidade. “Será dado um prazo para adequação e, caso não atenda ao regulamento até a data estipulada, o hotel continua na lista e no site da Embratur, mas sem constar na classificação por estrelas”, explica Sales.

Um comentário:

  1. Somos uma familie Frances de Nice Coté azul (,tristemente conicida,) voltamos do Rio depois de um Summit ,de Poetés et Artiste ( France Culture)a 40 minutos de Salvador Bahia paramos em este Hotel Fazenda no litoral Norte ,perto de praia do Forte ,ma preferemos a fazenda , Che maravilhia, lugar encantador , um verdadeiro paraiso , animais , cavalo , rio ,lagoa da Sereia , maravilhioso de verdade , a comida excelente , quarto bem confortável , atendimento ótimo ,carino , atencioso ,super gentil , maravilhia três ,três ,Jolie Parabens Marie ,Francois , Lili Le Pen

    ResponderExcluir