segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Isabella Kruschewsky e as emoções do Núcleo da Dança

Dança: a arte encontrando leveza, força e beleza no mesmo passo

"Dançar é uma das atividades mais completas. Quando dançamos nos sentimos leve, como se estivéssemos flutuando. A dança nos leva a perceber o nosso corpo realmente vivo e livre." A professora e diretora do Núcleo da Dança, Isabella Kruschewsky tem razão. O ballet, além da dança, trás consigo os magníficos cenários e sua carga teatral, a emoção que os bailarinos passam ao representar, através da dança, o personagem que eles contam a vida, passos em elegante sincronia, com uma apuradíssima técnica, com a leveza e a graciosidade da poesia e da musica.
 Bella Krushewsky começou a viver essas emoções ainda criança, quando era levada por sua mãe (Lindaura Kruschewsky) para as aulas na Academia Lacherrie, da professora Tânia Agra, mais tarde, a sua sócia na Escola de Ballet Ilhéus e Itabuna que funcionou até 2002.
Em 2003, com a sua uma ex-aluna, Carolina Câmara, montou a Academia Núcleo da Dança que administra e faz a direção geral. Atualmente dezenas de crianças, adolescentes e jovens assemelhando-se aos bandos de andorinhas nas alegres tardes de primavera, vão à escola, situada na Avenida Soares Lopes, ao encontro da professoras: Bella Kruschewsky, ballet clássico; Luciana Kruschewsky, jazz; Jamile Glória, sapateado e Bianca Lavigne, dança de salão. O Núcleo oferece ainda dança para a 3ª idade.

A bailarina e professora explica que "utilizamos um método transformador e criativo, que além de preservar e resgatar os principais aspectos culturais da dança proporciona ao aluno a descoberta de sua autonomia, seu próprio jeito de dançar sem meramente condicioná-las a aprender passos." segundo Isabella "existem várias opiniões a respeito da idade ideal para inicio a dança. Porém, na Academia a criança inicia aos três anos e meio no ballet clássico, que é à base de todas as danças. Assim o aluno desenvolve uma melhor maturidade psicomotora e consequentemente aos seis ou sete anos pode iniciar outras modalidades que melhor lhe agrade.".
O ballet, que é considerado uma das danças mais complexas do mundo. Segundo o professor de fisioterapia Tim Watson, da Universidade de Hertforshire, Inglaterra, a dança aumenta a força muscular sem encurtar os músculos, desenvolve coordenação motora, proporciona equilíbrio, favorece o perfeito alinhamento e postura corporal, melhora a memória, pois trabalha com coreografias muitas vezes complexas e de múltiplos passos com o prazer e a alegria de se superar a cada dia e encontrar a leveza e a fluidez do próprio corpo.
Atividades

No primeiro semestre a Academia Núcleo da Dança participa do projeto Ilhéus Dança, no mês de maio; no mês de Junho do "Forró Ballet" um espetáculo beneficente. Promove aulas livres na Praça do Teatro Municipal e participa do São João dos bairros (Projeto da TV Santa Cruz). No segundo semestre, promove o Festival de Dança de Salão, o espetáculo de final de ano de Ballet, Jazz, Sapateado e Dança de Salão. Com a 3º idade participa de congressos regionais onde apresenta diversas coreografias. A Academia recebe vários convites para eventos sociais da região e os professores participam durante o ano de congressos, workshop e cursos em várias regiões do país.
Para Isabella "o espetáculo de ballet de final de ano pode ser o ponto alto de cada academia. O Núcleo procura, a cada ano, apresentar além da técnica da dança, o melhor que temos em produção, com a preocupação para que saia com a máxima perfeição: fantasias, adereços, cenário, som, iluminação. Para isso contratamos os melhores profissionais em cada área."
- "Já montei e dancei diversos ballets de repertório: Quebra-Nozes, Coppelia, Lago do Cisne, Dom Quixote etc. Hoje sou mais ousada e crio meus próprios ballets junto com minha equipe que trabalha incansavelmente. Uso a criatividade nas coreografias, onde as alunas não só dançam como interpretam e usam a magia da dança para desenvolver movimentos diversos, criando no público a expectativa de “magia”, “brilho”, “dança” e a cada espetáculo deixando uma mensagem desse grandioso mundo da dança." relata Isabella .
Dança de Salão
O objetivo é desenvolver a Dança de Salão em Ilhéus, levando-a ao crescimento, sem falar que é um excelente instrumento de integração social e estimula o bom relacionamento e convívio entre as pessoas. Isso inclui todas as idades, a partir dos sete anos.. A dança de Salão alivia o stress e melhora o condicionamento físico. A professora Bianca Lavigne, coordena uma equipe que tem como instrutor, Thiago Albert e como monitores Jamile Glória, Duca e Ivan Kruschewsky. Conta ainda com o apoio das assistentes Sabrina e Helena Carolina Peruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário