quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Nacional de Valorização da Família

Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgada sexta-feira, dia 5 de outubro, orienta sobre o Dia Nacional da Valorização da Família, data que passa a ser comemorada no dia 21 de outubro. A carta, assinada pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, reforça o pedido para que as celebrações desse dia sejam vivenciadas em todo o Brasil.
O Dia Nacional de Valorização da Família foi criado pela Lei n. 12.647, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012. O objetivo da data que será comemorada anualmente é chamar a atenção dos governos e sociedade para a importância da família como instituição fundamental ao desenvolvimento humano.
"A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica", destacam os bispos dom Leonardo e Petrini. "Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos no exercício da família cidadã".
Valorização da Família na Pastoral da Criança
Associando-se às ações promovidas pela CNBB, a Pastoral da Criança - através da coordenadora nacional irmã Vera Lúcia Altoé - incentiva seus mais de 211 mil voluntários em todo o país a promoverem ações para marcar a data.
Irmã Vera Lúcia faz o convite para que todas as lideranças se envolvam nesse dia. "Queremos convidar nossas lideranças a fazer uma linda celebração com todas as famílias no Dia da Celebração da Vida." Ela lembra que o Documento de Aparecida reforça a mensagem de que "a família é um dos tesouros mais importantes, é o patrimônio da humanidade inteira. Por isso, vamos fazer neste dia o que estiver ao nosso alcance para que todas as nossas famílias sejam contempladas nas nossas visitas ou na celebração da vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário