quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Muitas vezes falamos que o Reino de Deus é sobrenatural, mas queremos que ele se manifeste em coisas naturais grandiosas. Isto demonstra que na verdade vemos a sua grandiosidade, mas não percebemos a sua natureza, o que faz com que a grandiosidade seja vista a partir da materialidade, o que é um erro, e não a partir da grandiosidade que Deus faz a partir do pequeno, do grão de mostarda ou da levedura do fermento, ou seja, das pequenas coisas que surpreendem os que olham com o olhar da fé a realidade. Deus escolhe as coisas pequenas do mundo para revelar o Reino, e nos mostra a força do seu braço a partir das transformações que os pequenos realizam no dia a dia.
NOTÍCIAS
Entre os dias 29 e 31 de outubro, acontece na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a última reunião ordinária de 2013, dos membros do Conselho Permanente. O grupo é composto pela Presidência da CNBB, pelos 12 bispos que estão nas presidências das Comissões Episcopais de Pastoral, e pelos presidentes de cada um dos 17 Regionais da CNBB. Na pauta da reunião, diversos temas como a Assembleia Geral dos Bispos da CNBB de 2013, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre outros.
“O Conselho Permanente da CNBB é a instância, imediatamente, posterior à Assembleia dos Bispos do Brasil, então é um órgão de decisão muito importante da Igreja no Brasil”, explica subsecretário Adjunto de Pastoral, padre Francisco de Assis Wloch. O conselho se reúne três vezes durante o ano para, dentre outros assuntos, fazer um balanço e partilha sobre experiências da caminhada da Igreja no Brasil.

De acordo com o Estatuto da CNBB, o Conselho Permanente tem por objetivo, orientar, apoiar e acompanhar as atividades da Conferência e dos seus organismos vinculados, cuidando para que se executem devidamente as decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho Permanente. Nas reuniões do conselho, costumeiramente, é realizada uma análise de conjuntura, por meio do acompanhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), e também por um informe econômico sobre a situação financeira da CNBB.
“Os presidentes dos 17 regionais da CNBB trarão a sua contribuição, fazendo uma partilha da caminhada dos Regionais da CNBB, juntamente com os membros do Conselho Episcopal de Pastoral, eleitos em assembleia, e com a presidência da CNBB”, disse o subsecretário.
Padre Francisco Wloch fala sobre os assuntos específicos que serão tratados nesta última reunião do ano. “O tema principal deste Conselho Permanente, é pensar a Assembleia dos Bispos de 2013. Também vamos receber notícias sobre o Sínodo da Fé, sobre o trabalho que a Igreja no Brasil realiza no Haiti e na Guiné Bissau”, esclarece. O subsecretário também revela que também entrarão na pauta temas como a 5ª Semana Social Brasileira (SSB), Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Código Penal, e o Colégio Pio Brasileiro.
Outro dos assuntos, de grande relevância, a ser tratado será o projeto chamado ‘Comunhão e Partilha’, decidido na última Assembleia dos Bispos. No projeto todas as dioceses do Brasil doarão 1% de sua arrecadação para montar um fundo de solidariedade às dioceses carentes do país.

Teve início na manhã desta terça-feira, 30 de outubro, a 79ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente (CP) da CNBB. O encontro segue até o dia 1º de novembro, com uma extensa pauta de trabalho para os seus participantes: Presidência da entidade, Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e Especiais e Presidentes dos 17 Regionais.
O principal ponto de discussão será a pauta da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada em abril de 2013, em Aparecida (SP). Já a primeira sessão desta manhã tratou da análise de conjuntura do Brasil e do mundo, apresentada pelo professor Pedro Gontijo, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB.
Os dados do Censo 2010, que revelou os números do quadro das religiões no Brasil, foram rapidamente abordados. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recordou que será enviada uma mensagem, pelo Conselho Episcopal Pastoral, com a reflexão a respeito destes dados, com a assessoria do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades).
Também foi apresentado um repasse da situação do Colégio Pio Brasileiro, de Roma. A CNBB prepara-se para assumir a direção da instituição. O vice-presidente da Conferência, dom José Belisário, apresentou aos bispos como foi a visita realizada pela Presidência ao Colégio, bem como à Congregação para a Educação Católica. O diálogo quanto à transição administrativa ocorre num clima de tranquilidade, e deverá ser aprofundada na próxima Assembleia Geral.
A função do Conselho Permanente é orientar e acompanhar a atuação da CNBB e dos Organismos a ela vinculados, além de ser uma instância eletiva e deliberativa. A pauta dos encontros inclui iniciativas que tratem da execução das decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho Permanente.

Na tarde do dia 30 de outubro esteve presente na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. A ministra falou aos membros do Conselho Permanente sobre o plano 'Brasil sem Miséria’, que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais no país, e está há um ano e meio em execução.
“O ‘Brasil sem Miséria’ é um plano que, como todo bom plano, está sempre aberto a ajustes e melhorias. O plano está em pleno processo, e para nós é muito importante essa escuta com os senhores. Mais que uma apresentação, nós queremos receber contribuições e garantir que o ‘Brasil sem Miséria’ continue evoluindo, e que, eventualmente, possamos estar ajustando os rumos”, disse a ministra aos membros do Conselho.

O plano ‘Brasil sem Miséria’ é baseado em três eixos: na garantia de renda; no acesso a serviços; e na inclusão produtiva. A ministra explica que não se trata de uma nova política frente às necessidades sociais, mas sim um “reforço” nas políticas públicas existentes.
“Nós não estamos alterando a política do Estado brasileiro, portanto nós queremos continuar garantindo que as áreas de saúde, educação e assistência, que o conjunto da área social, e as áreas de desenvolvimento econômico, continuem tendo a sua trilha”, esclarece.
O ‘Brasil sem Miséria’ engloba uma série de programas governamentais, que por meio de parceria entre governos, empresários e o setor econômico, reduzem a desigualdade e proporcionam avanços econômicos.
“Organizamos uma grande força-tarefa para olhar com uma atenção diferenciada, em curto tempo, tentando fazer uma espécie de ‘prega profunda’. Antecipar o processo de redução das desigualdades no Brasil de forma muito acelerada, isso é o ‘Brasil sem miséria’. A ideia é fortalecer o conjunto das políticas públicas, e não as substituindo”, explicou a ministra.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, dom Guilherme Antônio Werlang, enviou no último dia 12 de outubro uma carta comunicando a mudança da data de realização do momento de encerramento do processo da 5ª Semana Social Brasileira (SSB).
Na carta, o bispo explica que no último seminário da 5ª SSB, realizado nos dias 22 e 23 de agosto passado foi solicitado o adiamento da atividade nacional. “Com este adiamento seria possível um maior tempo de articulação nas Dioceses e Regionais. Levamos esta solicitação ao Conselho de Pastoral da CNBB e ficou acordada a realização do evento nacional nos dias 2 a 5 de setembro de 2013”, escreve dom Guilherme.
A data, já anteriormente prevista – 20 a 23 de maio de 2013 - será marcada para a realização do seminário “Sociedade do Bem Viver” um dos temas centrais do nosso processo”.
A seguir, a íntegra da carta:
Brasília, 12 de outubro de 2012

Estimados (as) irmãos (as) na caminhada!
Paz no ressuscitado!

No Seminário da 5ª Semana Social ocorrido nos dias 22-23 de agosto passado foi solicitado o adiamento da atividade nacional. Com este adiamento seria possível um maior tempo de articulação nas Dioceses e Regionais. Levamos esta solicitação ao Conselho de Pastoral da CNBB e ficou acordada a realização do evento nacional nos dias 02-05 de setembro de 2013.
Comunicamos então a mudança de data rogando a todos que continuem seu empenho em construir a reflexão sobre o Estado que temos e o Estado que queremos. Em reunião com a coordenação previmos aproveitar a data de maio para refletirmos sobre a “Sociedade do Bem Viver” um dos temas centrais do nosso processo.

Segue a agenda proposta para 2013.
1- Dias 20-23 de maio – IV – Seminário da 5ª Semana Social Brasileira tendo como tema centra a reflexão do Bem Viver.2- Dias 02-05 de setembro – Evento Nacional da 5ª Semana social Brasileira.
Rogamos a benção de Nossa Senhora Aparecida na missão,
Dom Guilherme Antônio WerlangBispo de Ipameri (GO)Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário