segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ilhéus pensado nos seus 500 anos de fundação

Considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, Ilhéus, no Sul do Estado, tem agora um grande desafio: elaborar um projeto que sirva para orientar o poder público quanto à aplicação dos investimentos que serão realizados nos próximos 22 anos, quando o município completará 500 anos de fundação. A iniciativa do projeto, inédito na Bahia, é da Ilhéus & Costa do Cacau Convention & Visitors Bureau e conta com o apoio do Sebrae. 
De acordo com o empresário Luigi Massa, que preside a entidade, o projeto será dividido em três fases. Nos dois primeiros anos, serão recebidas sugestões e montado um programa de desenvolvimento urbanístico da cidade. Nos dois anos subsequentes, arquitetos, engenheiros e urbanistas de várias partes do mundo, todos voluntários e apaixonados pela cidade, transformarão as ideias aprovadas em projetos, que serão entregues à iniciativa privada e ao poder público. O Sebrae vai participar qualificando os profissionais que vão pôr a “mão na massa”.
A iniciativa, que já acontece em São Paulo, pretende coordenar opiniões e sugestões, organizando oficinas e debates públicos que resultem em um plano de transformação urbana da cidade. Cidade-berço da civilização do cacau, Ilhéus possui vocações para o turismo cultural, de negócio, de aventura e lazer e, nos últimos anos, tem demonstrado toda a sua capacidade de recuperação econômica focada, principalmente, na lavoura cacaueira. O surgimento de unidades de produção de chocolates finos tem crescido e ganhado o mercado de todo o mundo. A cidade fica encravada em uma das regiões mais bonitas da Bahia, onde ainda se preserva parte da Mata Atlântica brasileira, com mais de 100 quilômetros de praia, e tem um clima de verão durante boa parte do ano. 
Além do turismo, Ilhéus se prepara para receber grandes investimentos dos governos estadual e federal, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e um aeroporto internacional de grande porte para atender toda a região. A cidade também conta com um polo de Informática, responsável pela produção de cerca de 20% dos computadores nacionais, e indústrias de beneficiamento das amêndoas de cacau. “Por tudo isso, é preciso pensar o município para o futuro, apostando no desenvolvimento, mas preservando toda a sua condição de uma das cidades mais importantes do País”, reforça o empresário. 
O programa, que será executado a médio prazo, vai apontar para formas de organização social, econômica e ambiental, que assegurem o uso inteligente dos recursos, promovendo melhores condições de vida para a população. “Aos 500 anos, queremos ter uma cidade equilibrada, sustentável, mais humana e mais feliz”, assegura Luigi Massa, um italiano que resolveu, anos atrás, fixar residência em Ilhéus e é dono de uma pousada no Litoral Sul da cidade. 
Qualificação para a Copa do Mundo – Paralelamente a este projeto, a cidade busca a qualificação para conquistar o direito de ser uma das subsedes das Copas das Confederações 2013 e do Mundo, em 2014. Por isso, a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e o Sebrae Bahia, estão realizando uma série de encontros com empresários e profissionais das áreas de hospedagem, alimentação, agenciamento e operações turísticas de toda a Costa do Cacau. Além de disponibilizar informações e ferramentas para aprimorar a prestação de serviços eficientes como mola propulsora do alcance da competitividade e sustentabilidade das empresas turísticas do município, estão previstas consultorias gratuitas para os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário