quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Ilhéus realiza neste sábado ação contra câncer de mama

Considerado o mês da conscientização contra o câncer de mama, outubro é lembrado em todo mundo como um período para se trabalhar ainda mais a questão da prevenção e combate à doença. Através do movimento Outubro Rosa, atividades de prevenção são realizadas em todo o mundo durante este mês, com a finalidade de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. 
Em Ilhéus será realizada uma ação nesta sábado (20) na praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio de Paranaguá, no centro da cidade. O evento será realizado pela Casa de Apoio ao Câncer, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Uma equipe de profissionais estará realizando avaliações com os mastologistas da rede municipal, num estande montado no local, que funcionará das 8 às 12 horas, com atendimento gratuito. Além disso, enfermeiras também realizaram exame clínico e orientações à população, com distribuição de panfletos e materiais educativos. 
O movimento popular Outubro Rosa – conhecido internacionalmente – é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. 
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que um centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário