segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Associação Comercial de Ilhéus comemora 100 anos com sessão solene e homenagens

A Associação Comercial de Ilhéus realiza no próximo dia 30 de novembro uma sessão solene para comemorar 100 anos de fundação. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, já confirmou presença e fará uma palestra em que abordará ações como a implantação de um Complexo Intermodal que inclui a implantação do Porto Sul, da Ferrovia Oeste Leste, o Aeroporto Internacional e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna. 
Durante a sessão solene, que acontece na sede da ACI, serão prestadas homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento regional, entre lideranças políticas, empresariais e de áreas como educação, saúde, cultura, etc. Também serão prestadas homenagens póstumas a pessoas que marcaram a história de Ilhéus e da Associação Comercial.
O 1º. Centenário da ACI é considerado um momento histórico, já que a entidade sempre esteve ao lado as principais lutas em prol do fortalecimento de Ilhéus e da região Sul da Bahia. Entre essas mobilizações destacam-se a Estrada de Ferro de Ilhéus, o Porto do Malhado, a criação da Ceplac e da Universidade Estadual de Santa Cruz, o Parque Industrial do Cacau, o Polo de Informática e o Complexo Intermodal. 
O presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cardoso da Cruz, destaca que a história da ACI “se confunde com a própria história da Região Cacaueira, com a entidade participando e encampando os movimentos que, ao longo deste século, contribuíram para o desenvolvimento regional”. Ele destaca ainda que “ao homenagear personalidades que marcaram a história da instituição, estamos prestando um reconhecimento ao povo grapiuna, que com pioneirismo e espírito empreendedor, fez brotar uma civilização reconhecida no Brasil e no mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário