quarta-feira, 7 de novembro de 2012

População convocada a combater a dengue em Ilhéus

O último Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), realizado em outubro deste ano, revelou através de dados atualizados como está a situação de infestação do mosquito transmissor da dengue no Município. Segundo este levantamento, Ilhéus apresenta um índice de infestação de 6,7%. 
Apesar de o número ser inferior ao Lira anterior, que apresentou um índice de 9%, o risco de epidemia continua iminente principalmente com a chegada do verão, época em que o número de casos costuma apresentar um aumento significativo. 
Os trabalhos de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti já foram intensificados pela equipe de endemias da Secretaria da Saúde. O uso da maquina fumacê nos locais com maiores notificações foram uma das medidas adotadas. As atualizações dos dados são realizadas semanalmente pelo departamento de Vigilância a Saúde. 
Contudo, apesar dos trabalhos realizados, a população ainda é a principal arma no combate a dengue. Isto porque a maioria dos focos está concentrados dentro das residências. Limpar periodicamente os quintais e evitar locais de água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros já é uma valiosa ajuda no combate a dengue.O agente de endemias é outro significante parceiro nesta luta e por isso é importante que ele seja bem recebido nas residências. 
Os agentes, além da colocação do larvicida fiscalizam as condições para possíveis criadouros, mas a responsabilidade sobre o imóvel é do morador. A dengue, em suas formas mais graves, pode até levar a morte, prejudicando não só a família, mas também a toda vizinha. Através do telefone, população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário